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Cursos Online

POR QUE FAZER UM CURSO DE PÓS A DISTÂNCIA NA PUCPR

Já pensou em ter a tradição da PUCPR onde você estiver? Agora você pode fazer um curso de especialização de uma das melhores universidades do Brasil a distância. Essa mobilidade permite flexibilidade sem abrir mão da qualidade. São 10 cursos de diferentes áreas de conhecimento, disponíveis 24 horas em um ambiente online, que é utilizado pelas melhores universidades do mundo. O melhor de tudo isso é que você adapta os estudos à sua rotina, planejando o seu ritmo e a PUCPR garante um conteúdo qualificado e em sintonia com os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

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Dúvidas Frequentes


Sobre a Matrículas

1. Qual o procedimento para a realização da inscrição/matrícula nos cursos ONLINE?

Você pode acessar diretamente a área de matrículas, disponibilizada na página do curso de sua preferência. No campo “matricule-se” preencha seu (i) nome completo, (ii) e-mail, (iii) telefone, (iv) nacionalidade e (v) CPF. Em seguida você deve completar mais alguns dados que irão compor o cadastro de estudante, sendo direcionado a partir do preenchimento para a tela que apresenta o contrato para leitura e download, passando posteriormente para a página que informa as condições de pagamento. A garantia da vaga ocorre a partir do pagamento da matricula (que é a primeira mensalidade), que pode ser realizado por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

2. Se houver necessidade, terei a opção de trancar o meu curso?

Não há trancamento de cursos em programas de pós-graduação formato especialização como esse. O(a) estudante que perder alguma disciplina por reprovação ou ausência, deverá cursar a disciplina novamente em outra edição do curso, havendo cobrança de créditos extras.

3. Posso iniciar a especialização Lato Sensu cursando o último semestre da graduação em minha instituição de ensino?

O(a) estudante que já colou grau (formou-se) e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode fazer a matricular e cursar a pós-graduação normalmente.
Estudantes que ainda não colaram grau não podem realizar a matrícula, mas podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.

4. Sendo formado em um curso tecnólogo, licenciatura ou bacharelado, posso iniciar a especialização?

Sim, pois são considerados modalidades de cursos de nível superior, ou de graduação.

5. Para realizar o curso de especialização Lato Sensu online (a distância), posso ser graduado em qualquer área?

Sim. Os cursos de especialização lato sensu são abertos à candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

6. Caso tenha realizado outro(s) curso(s) de especialização (a distância ou presencial) na PUCPR, é possível solicitar dispensa de disciplinas cursadas para o curso que tenho interesse?

Na PUCPR não há normatização para dispensas de disciplinas no aspecto financeiro. No aspecto acadêmico (cursos concluídos nos anos de 2015 e 2016), o estudante deverá fazer uma solicitação por escrito (anexando os documentos comprobatórios) ao Coordenador que fará a análise, com o prazo de até 05 (cinco) dias para reportar sua decisão deferindo ou não o pedido.

7. Caso tenha realizado outro(s) curso(s) de especialização (a distância ou presencial) em outra Instituição de Ensino (que não seja a PUCPR), é possível solicitar dispensa de disciplinas cursadas para o curso que tenho interesse?

Na PUCPR não há normatização para dispensas de disciplinas no aspecto financeiro e acadêmico para estudantes que fizeram cursos de especialização lato sensu em outras instituições.

8. Qual a duração do curso?

O curso tem a duração de 20 meses, sendo 14 meses para cursar as disciplinas e 6 meses para realização e conclusão do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

9. Como solicitar o cancelamento do meu curso?

O cancelamento do curso deverá ser realizado através do e-mail:
posoline@pucpr.br. O cancelamento do curso por parte do estudante não dá direito à restituição integral de valores investidos.

Sobre a Documentação

1. Quais são os documentos exigidos para a realização da matrícula?

Contrato; CPF; Documento de Identidade – com foto e Diploma de Graduação.
Obs.: em caso de conclusão de curso de graduação, sem o diploma, será possível enviar a Declaração de Conclusão, que deverá ser substituída posteriormente pelo diploma.

2. Onde encontro o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais?

O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais é gerado no ato da matrícula, na página dos Cursos ONLINE do site da PUCPR, após o cadastro inicial no campo “matricule-se”. O mesmo deverá ser assinado (na última página) e rubricado (nas quatro primeiras páginas).

3. A entrega da documentação ocorre em que momento e de que forma?

A entrega da documentação ocorre após a confirmação do pagamento de matrícula. Os documentos deverão ser DIGITALIZADOS (frente e verso) e encaminhados (online) por meio da mesma plataforma de acesso à matrícula. Não serão aceitos documentos digitalizados apenas de um dos lados, no caso do RG e DIPLOMA e/ou que apresentem falhas de digitalização tornando suas informações ilegíveis.

4. Como estudante da PUCPR, no curso na modalidade ONLINE, terei direito à carteirinha da instituição?

Sim, a PUCPR enviará para a residência do estudante (conforme endereço informado no contrato) a primeira via da carteirinha sem custo adicional, em até 60 (sessenta) dias do início das aulas. Para a confecção da carteirinha é necessário que o estudante tenha enviado 01 (uma) FOTO Colorida (formato documento 3×4) com fundo branco e roupa de cor neutra (arquivo JPG ou GIF) para o e-mail posonline@pucpr.br até o início das aulas. A mesma deverá ser apresentada na ocasião do encontro presencial ao final do curso.

5. Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu está direcionada para aqueles que têm interesse em se especializar em sua profissão (Especialização), aumentando, assim, as chances de se inserir no mercado de trabalho. Por sua vez, a pós-graduação stricto sensu forma pesquisadores que pretendem seguir carreira acadêmica (Mestrado e Doutorado).

6. Como posso obter a minha declaração de matrícula?

A declaração de matrícula deverá ser solicitada, por meio do acesso ao Portal do Estudante, disponível em minha.pucpr.br

7. Qual o sistema de certificação oferecido?

O curso concede Certificado de Especialista com chancela da PUCPR, reconhecida no Brasil e no Mundo como uma das maiores e melhores universidades.

8. O que é necessário para receber meu certificado?

Após ser aprovado nas disciplinas, na prova presencial, fazer a apresentação/aprovação do TCC e liberação da nota pelo professor, o recebimento do certificado se dará em até 90 dias. Lembrando que para emissão do certificado de conclusão é necessário o envio dos documentos e do diploma de graduação autenticado, conforme mencionado no contrato de adesão.

Sobre as Aulas

1. Como funciona este curso de especialização?

A proposta dos cursos é, em 20 meses de formação, oferecer ao(à) estudante conhecimento e experiências que o(a) capacitem como profissional altamente especializado(a).
O curso é composto por 10 disciplinas (totalizando 360 horas) que serão ministradas por professores com larga experiência profissional e docente.
Cada disciplina está estruturada em 5 semanas com atividades variadas como leituras, vídeos, fóruns, chats, blogs, trabalhos avaliativos, entre outras (totalizando 50% da nota da disciplina). Na última semana (a quinta) o conteúdo será finalizado e haverá uma avaliação ONLINE com peso de 50% da avaliação da nota da disciplina. O(a) estudante deverá obter uma nota mínima de 70% para ser aprovado(a) e seguir para a próxima disciplina.

2. O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA?

Um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) permite a utilização de diversas mídias, linguagens e recursos que apresentam conteúdos e interações necessários para a aprendizagem do estudante. Ele possui ferramentas que permitem a interação entre estudantes e professores, troca de informações e disponibilização de materiais para estudo. A PUCPR utiliza o AVA Blackboard, que está presente em mais de três mil instituições de ensino superior nos Estados Unidos e em 79% das principais universidades do mundo. Hoje, universidades como Boston College, Arizona State University, Cornell University e University of Birmingham trabalham com a plataforma, que no Brasil está há mais de dez anos, com cerca de um milhão de usuários.

3. Poderei acessar o AVA em meu smartphone?

Sim, o Blackboard oferece um aplicativo para dispositivos móveis, o Bb Student, disponível para iOS, Android e Windows phone. O Bb Student é um aplicativo exclusivo para estudantes para acesso ao Blackboard. Por meio dele, é possível acessar a agenda, ver notas e até mesmo manter-se organizado em relação às datas de entrega de trabalhos. Ainda, é possível fazer exercícios, testes e questionários diretamente no aplicativo, recebendo notificações de cada atividade.
Para tanto, acesse sua loja de aplicativos, baixe o aplicativo Blackboard Student e quando estiver instalado procure por PUCPR na lista de instituições. Após, é só digitar seu login e senha de acesso.

4. Quais as configurações técnicas necessárias para a visualização das aulas na especialização online?

É simples: para ter acesso aos materiais, basta ter conexão de internet banda larga com no mínimo de 1MB de velocidade e um navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome etc). A nossa sugestão para a utilização é o Google Chrome.

5. Poderei realizar minhas atividades, ou visualizar cada aula, no AVA em qualquer horário?

Na modalidade online, você pode acessar o AVA e o material das aulas em qualquer horário, quantas vezes forem necessárias desde que dentro das cinco semanas das quais você está cursando a disciplina.

6. Terei acesso ao material de apoio?

Sim. O estudante deverá acessar os arquivos disponíveis na disciplina para estudo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

7. Existe algum canal de interação entre o estudante e o professor?

Sim. Na modalidade online, os estudantes interagem com o professor da disciplina e com os colegas em atividades síncronas e assíncronas.

8. Se durante o andamento do curso ficar em dúvida na utilização da plataforma, terei um canal de comunicação para me ajudar?

Sim, haverá uma equipe permanentemente à disposição para esclarecimentos.

9. Serão realizadas atividades avaliativas?

Sim. Cada disciplina terá atividades avaliativas durante a disciplina (equivalente a   50% da nota) e uma avaliação final na quinta semana (50% da nota). Todas as atividades avaliativas serão realizadas durante cada disciplina e serão online.

10. Qual é a nota mínima que devo atingir para a aprovação na disciplina?

O(a) estudante que obter nota igual ou superior a 7,0 estará aprovado(a). Obtendo uma nota entre 4,0 a 6,9 deverá fazer uma prova de recuperação em até 30 dias após a divulgação da nota da disciplina. Se obter nota igual ou inferior a 3,9 o(a) estudante estará reprovado(a) na disciplina.

11. Se reprovei ou me ausentei em uma das disciplinas, posso continuar cursando as outras?

Sim. O estudante que perder alguma disciplina por reprovação ou ausência, poderá/deverá cursar a disciplina novamente, concomitantemente com a disciplina seguinte, havendo cobrança de créditos extras.

Sobre o Financeiro

1. Caso opte por quitar o valor total do curso, será concedido algum desconto?

Sim, mas somente após o pagamento da matrícula (1ª mensalidade) e se confirmada a abertura da turma, o estudante pode requerer ao pagamento total do curso. O desconto de 10% é concedido até a 6ª (sexta) parcela, sendo aplicado sobre o saldo residual e não nas parcelas já pagas.

2. É fornecido algum desconto ou bolsa para os Cursos de PÓS ONLINE da PUCPR?

Sim, a PUCPR possui uma política para concessão de benefícios (bolsas e descontos) que possibilita, em alguns casos, a redução do valor da mensalidade do curso de especialização.  Pode obter bolsas e descontos o(a) estudante de especialização que se encontrar em alguma das situações descritas na página dos cursos de especialização (clique aqui).

3. Me matriculei no Curso de PÓS ONLINE, pagando a matrícula (1ª mensalidade), por motivos pessoais precisei cancelar meu interesse antes do início das aulas. Serei ressarcido pela parcela paga?

Sim, a desistência ou cancelamento do curso, por parte do(a) estudante, formalizando-se até sete dias antes do início das aulas, conforme previsto no calendário acadêmico, o mesmo terá direito a receber, em devolução, o equivalente a 90% (noventa por cento) do valor pago a título de matrícula, ou integral, para o caso da turma não abrir.

4. Existe algum custo para realizar disciplinas que o(a) estudante tenha reprovado/faltado? Como o processo funciona?

Sim, após o término da disciplina, caso o(a) estudante não atinja o mínimo proposto das atividades previstas nas unidades de aprendizagens e descritas no plano de ensino de cada disciplina, o(a) estudante terá até 10 (dez) dias corridos para solicitar recuperação da disciplina, por meio de e-mail eletrônico, passando pelo deferimento ou indeferimento da coordenação do curso. Caso a solicitação seja atendida, o(a) estudante deverá pagar a taxa correspondente à esta solicitação, fixada em uma mensalidade vigente no período. Com a confirmação do pagamento da taxa, o(a) estudante terá até 30 (trinta) dias corridos para iniciar a recuperação da disciplina, sendo que nestas hipóteses terá à sua disposição todo conteúdo da respectiva disciplina, porém, sem a mediação de um professor/tutor.
Em caso de ausência justificada, antes do início da disciplina, informada ao coordenador do curso, o(a) estudante poderá repor esta disciplina em semestre posterior, com outra TURMA e/ou CURSO em que a PUCPR vier a ofertar. Para esta reposição, o(a) estudante deverá pagar a taxa correspondente a uma mensalidade vigente no período, antes do início desta disciplina.

5. Como solicitar segunda via do boleto bancário para pagamento das mensalidades?

Até a data de vencimento do boleto bancário, a sua solicitação do mesmo deverá ser solicitada, por meio do acesso ao Portal do Estudante, disponível em minha.pucpr.br

Sobre os Encontros Presenciais

1. Ao escolher uma cidade para o encontro presencial no ato da matrícula, tenho a opção de trocar quando realizar o encontro ao final do curso?

Sim, mas alteração da cidade somente poderá ser realizada mediante comunicação prévia à Coordenação do Curso, por escrito, com no mínimo 15 (quinze) dias antes da data da realização das atividades presenciais.

2. Em caso de reprovação na prova presencial do curso, qual será o procedimento?

Caso você tenha perdido a primeira avaliação, ou não tenha atingido a nota mínima (7,0 pontos), haverá uma avaliação de recuperação no dia 02/02/2019, das 09h às 12h (hora de Brasília-DF).

3. Preciso e como, fazer avaliação presencial?

Sim. Haverá uma prova presencial após a conclusão de todas as disciplinas (de todo o curso), abrangendo de forma resumida todo o conteúdo da Pós-Graduação e certificando o nível de evolução dos estudantes. Essa avaliação presencial para a modalidade EAD é obrigatória, de acordo com a legislação do MEC. No momento da matricula, você escolheu o local de encontro presencial, selecionando no sistema a sua preferência de cidade. A avaliação final ocorrerá no dia 24/11/2018, das 09h às 12h (hora de Brasília-DF).

4. Haverá TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)? Como ele funciona?

Sim. Após a conclusão das disciplinas você terá o prazo de 180 dias para conclusão e defesa oral do TCC.
Estimulamos que o(a) estudante desenvolva um protótipo de produto ou serviço, propondo uma inovação ou um aperfeiçoamento de algo que já existe no mercado. Para isso, a disciplina de Metodologia aplicada para o TCC oferece, além de recursos de pesquisa, ferramentas de design thinking e empreendedorismo. Com base nesse protótipo, o(a) estudante desenvolve um artigo relatando a experiência. Se preferir, o(a) estudante também pode elaborar um artigo de pesquisa científica, sem desenvolver um protótipo de produto ou serviço.
A nota do TCC é composta por duas partes. A parte escrita do TCC vale 5,0 pontos, que será atribuída pelo professor orientador. A apresentação vale 5,0 pontos e será atribuída pelo professor que realizar a banca.

5. Como devo apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)?

A convocação para a banca será realizada pelo coordenador do curso de acordo com as entregas da parte escrita do TCC.
A apresentação será via vídeo conferência, a partir de um dos locais disponíveis na listagem das cidades, com apoio de um professor local previamente definido pelo coordenador.
O professor avaliador estará no Campus da PUCPR.

6. Posso solicitar, e como, a prorrogação do período para desenvolver o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)?

O(a) estudante pode solicitar prorrogação do período para desenvolver o TCC. Os 6 meses normais para desenvolvimento do TCC podem ser estendidos em até 12 meses, também ocorrendo a cobrança de créditos extras (para cada mês será cobrado uma parcela vigente).  Basta encaminhar um e-mail para: posoline@pucpr.br e solicitar mais tempo para realizar o TCC.

CIDADE PARA AVALIAÇÃO PRESENCIAL (Prova + TCC)

  • Paraná
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