Testeira-site-pós

Cursos Online

Pedagogia: Gestão e Docência

Matricule-se
Continuar

Todos os campos são obrigatórios.

Saiba por que esse curso é ideal para você

O curso de Pedagogia: Gestão e Docência tem por objetivo promover a formação continuada de profissionais que atuam na docência ou em equipes de gestão escolar. Os principais temas a serem abordados, além da gestão escolar em si, estão relacionados à organização e estrutura do sistema escolar, práticas pedagógicas, avaliação, educação infantil. Ênfase também será dada às questões de diversidade, em seus diversos aspectos, de ética e inclusão escolar. A formação continuada é essencial para o professor que deseja estar sempre atualizado com relação às boas práticas de docência e gestão no ambiente de trabalho escolar, permitindo que ele transmita também ao estudante o gosto por aprender sempre, conectado o conhecimento teórico à sua prática e vivência cotidianas.

Confira as disciplinas do curso

 

Caso queira continuar com o processo de matrícula ou gerar a segunda via do boleto, clique no botão abaixo.

Continue com o processo de matrícula

Informações gerais

Coordenador: Prof. Lúcio Tracz | E-mail: posonline@pucpr.br

Investimento Carga horária Início das aulas: Duração do Curso:
20 parcelas de R$289,00 360h Em breve nova turma. 20 meses (14 meses - disciplinas; 6 meses - realização do TCC)

Público-alvo: O curso é destinado a profissionais graduados que atuam nas práticas pedagógicas e/ou profissionais que exercem função equivalente ou integram a equipe gestora da escola.

Formação: Especialista

Critérios de Classificação: Diploma de Graduação

Modalidade: Aulas Online e um encontro presencial, ao final, para realização da prova e defesa de TCC

Certificado reconhecido pelo MEC

Disciplinas

Ética

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Introdução à ética;
– Ética versus moral;
– A responsabilidade moral;
– Razões morais objetivas;
– Razões morais em contexto;
– Qualidades do caráter moral;
– Ética organizacional;
– Ética e questões étnicas.

Organização e Estrutura do Sistema Escolar

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– A escola como sistema social;
– Estrutura nas escolas;
– Cultura Organizacional das escolas;
– Poder e Política das escolas;
– Liderança nas escolas;
– Planejamento escolar: adiantar-se para o futuro;
– A administração econômico-financeira;
– Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores.

Educação e Diversidade

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Diversidade e educação;
– Bullying nas escolas;
– Cultura e etnicidade;
– Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira;
– Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos;
– Racismo e formação das identidades étnicas;
– Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais;
– Grupos, comportamentos e agressividade.

Gestão Escolar

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Diretor de escola: administrador ou gestor?;
– Gestão Escolar: Guia do Diretor;
– Educação: Sistema ou Processo?;
– Encaixando o Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente;
– Gestão do ensino: Plano Nacional de Ensino;
– Liderar é traduzir diretrizes em conceitos operativos e práticas;
– Habilidades básicas para exercer a liderança educacional;
– A educação do futuro e o futuro da educação.

Educação Infantil

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Desafios atuais da educação infantil;
– A expressão corporal infantil como linguagem primeira;
– Consciência Corporal, nas séries iniciais;
– Autonomia corporal, nas séries iniciais;
– O lúdico e o corpo: trabalhando a imaginação e a fantasia na criança;
– A informática no processo de ensino e de aprendizagem;
– A leitura: uma aprendizagem;
– Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 6 anos.

Pedagogia de Projetos

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Pedagogia de Projetos;
– Produzindo conhecimento coletivo: projetos;
– Planejamento participativo e elaboração de projetos educativos;
– Projetos escolares, trabalho em conjunto e os instrumentos de efetividade do trabalho do professo;
– Tecnologia de ensino em sala de aula na aprendizagem baseada em projetos;
– Como implementar projetos na sala de aula;
– A avaliação da eficácia de projetos;
– Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar.

Pesquisa da Prática Pedagógica

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– O processo de formação humana associado a uma visão sobre a educação na contemporaneidade;
– Educação e trabalho como fruto de investigações reflexivas acerca da formação humana;
– Pensando a prática educativa – noções básicas sobre as práticas pedagógicas;
– O sujeito moral – psicologia e moralidade;
– A construção de uma nova identidade docente e a formação de professores;
– Pesquisa – considerações preliminares;
– Uma atitude ética no tocante ao desenvolvimento de uma pesquisa;
– Os métodos aplicáveis para a coleta e manuseio dos dados da pesquisa científica I.

Avaliação dos Processos de Aprendizagem

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Introdução sobre as modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa;
– Avaliação diagnóstica;
– Avaliação formativa;
– Avaliação somativa;
– Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem;
– Avaliar por meio de portfólios;
– Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula;
– Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos.

Educação Especial e Inclusão

Carga horária: 40 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Alunos com deficiência I;
– Alunos com deficiência II;
– O conceito de deficiência;
– Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil;
– Em direção à uma verdadeira prática inclusiva;
– Prática inclusiva em sala de aula;
– Tecnologia e Educação inclusiva;
– A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação.

Metodologia Aplicada para o TCC

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:

O conteúdo que será conduzido, no decorrer desta disciplina, contempla:

– Elaboração de Apresentações;
– Norma da ABNT;
– Leitura, análise e interpretação de textos;
– Planejamento, Pesquisa e Projeto de Pesquisa;
– Técnicas de pesquisa;
– Monografia;
– Ética na Pesquisa;
– Métodos científicos.

CIDADE PARA AVALIAÇÃO PRESENCIAL (Prova + TCC)

  • Paraná
    • Cascavel
    • Curitiba
    • Londrina
    • Maringá
    • Ponta Grossa
    • Toledo
  • Santa Catarina
    • Chapecó
    • Criciúma
    • Jaraguá do Sul
    • Joaçaba
    • Joinville
  • São Paulo
    • Ribeirão Preto
    • São Paulo
  • Distrito Federal
    • Brasília
  • Goiás
    • Goiânia
  • Mato Grosso do Sul
    • Campo Grande
  • Rio Grande do Sul
    • Passo Fundo
    • Porto Alegre
    • Rio Grande
    • Santa Maria
    • Uruguaiana
  • Maranhão
    • São José de Ribamar
  • Espírito Santo
    • Colatina
    • Vila Velha
  • Minas Gerais
    • Belo Horizonte
  • Alagoas
    • Maceió
  • Rio Grande do Norte
    • Natal
  • Pará
    • Belém
  • Tocantins
    • Palmas
  • Bahia
    • Salvador
  • Paraíba
    • João Pessoa
  • Rio de Janeiro
    • Rio de Janeiro
  • Pernambuco
    • Recife
    • Surubim
  • Ceará
    • Fortaleza
  • Piauí
    • Teresina