Comunicação Digital e E-Branding

Escola de Comunicação e Artes • Curitiba

O curso de Pós-Graduação em Comunicação Digital e E-branding aborda novos conceitos e práticas para auxiliar o profissional a desenvolver conteúdos para a comunicação digital. Sua proposta apresenta estratégias de identidade e orienta a criação, extensão ou manutenção de marca na web (E-branding). O profissional com essa especialização está apto a desenvolver ações digitais de comunicação para diversas organizações (poder público, iniciativa privada e terceiro setor), pessoas e sociedade em geral.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design, Administração e Marketing. Ideal para profissionais de outras áreas, que tenham interesse em atuar com Comunicação Digital e E-branding.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo para o e-mail especializacao.eca@pucpr.br identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

11/09/2017

Término das aulas

30/07/2019

Entrega do trabalho final

01/06/2019

Horários da aulas

Sexta-feira: 19h00 às 23h00
Sábado: 08h00 às 17h00

Periodicidade

Quinzenal

Coordenador

Nome: Julius Vinicius Marques Nunes
Telefone: (41) 3271-6397
Horário de Atendimento: Das 14h às 20h (de segunda à sexta-feira) e das 08h às 12h (aos sábados)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 22x R$ 575,00 R$80,00 450 60
Desconto de 30% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 31/08/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Coolhunting

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Reconhecimento de tendências e padrões na sociedade e nos negócios, análise do setor de coolhunting e fator cool para inovar no mercado consumidor.

Cultura Digital

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A digitalização dos meios de comunicação. Comunicação digital. As características da internet. Cibercultura e comunicação mediada por computador. Cultura colaborativa, autoria e democratização da informação. Conceitos básicos de multimídia e hipermídia. Comunicação tradicional x comunicação online. Tendências das culturas digitais

Planejamento Estratégico

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Estratégia Empresarial; Estratégia como Plano; Processo de Planejamento Estratégico; Análise de Ambiente Interno e Externo; Missão; Visão; Valores; Objetivos Estratégicos; Implementação Estratégica; Controle Estratégico; Balanced Score Card; Business Model - Canvas

Gerenciamento de Projetos Multiplataformas

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos de Gestão de Projetos; Desenvolvimento de Propostas de Projetos; Planejamento, Execução e Controle de Projeto; Pessoas: a chave para o sucesso do projeto; Estudo de Caso.

Pesquisa em Comunicação e Artes

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico. Identificar os métodos, princípios e técnicas utilizadas na elaboração de um trabalho científico em comunicação e artes.

Comportamento do Consumidor

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conceitos, fundamentos e perspectivas. Análise do consumidor e estratégias de marketing. Compreendendo o comportamento do consumidor. Envolvimento: conceito e mensuração. O processo de compra: reconhecimento do problema. Busca de informação. Avaliação de alternativas. Variáveis situacionais. Satisfação. Fidelidade do consumidor. O ambiente do consumidor: o processo de influência nas decisões de compra na família. O ciclo de vida da família. Influência pessoal. A cultura. A classe social. Estilo de vida.

Produção de Conteúdo

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Leitura e escrita na internet. Conteúdo para sites. Conteúdo para blogs e microblogs. Conteúdo para redes sociais. Workflows. Arquitetura da informação. Organização, categorização e estruturação da informação.Linguagem audiovisual para internet. Modelos de vídeos interativos e colaborativos. Viral. Webdocumentários. Podcast. Audioslide. Social TV.

Introdução ao Marketing Digital

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Os princípios do marketing e sua aplicação estratégica. A importância e o valor da marca. A Internet como estratégia de Marketing. Mix de Marketing Digital. O e-consumidor. Soluções para variados stakeholders. As múltiplas funções do ambiente virtual. O planejamento de uma campanha digital. Buzz marketing.

Branding e E-branding

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A era do intangíveis: uma nova arena competitiva. Redes sociais digitais: mercados são conversações. Visão histórica de marcas. Evolução dos conceitos de branding e e-branding. Conceito de ativos intangíveis e brand equity. Positioning statement é uma questão de sobrevivência. Processos de Digitalização de Marcas X Marcas com DNA Digital. Arquitetura de marcas num ambiente 2.0. Extensão de linhas frente à Teoria da Cauda Longa. Presença digital como ferramenta para construção de marcas. Presença digital a partir dos conceitos de paid, earned e owned media. Monitoramento de marca.

Publicidade na Web

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
: Diferenciação de Mídia Online x Offline. Campanhas digitais. Formatos de publicidade na Web. Convergência de mídias. Advergames, Blogs, Compartilhadores de vídeos, Redes Sociais. Ações de Guerrilha. Sistemas de métricas, mobiles e tendências da publicidade contemporânea.

Relações Públicas Digital

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Estratégia e planejamento de Relações Públicas no ambiente digital. Busca de engajamento. Opinião Pública. Gestão da Imagem e de Relacionamento. Organismos sociais no espaço eletrônico e a nova realidade das empresas no universo virtual. Organizações no espaço digital. Meios, Instrumentos e Técnicas de Relações Públicas Digital no cenário corporativo. Comunicação Interna. Endomarketing.

Assessoria de Imprensa 2.0

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
O papel do Assessor de Imprensa frente às Redes Sociais e demais ferramentas comunicacionais. A disciplina irá abordar o uso de ferramentas como vídeo-release, SMPR, podcast e SMS, entre outras, na comunicação. Irá também apresentar e comentar cases reais, propiciando uma ampla discussão.

Métricas e Indicadores

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Otimização para ferramentas de busca: Search Engine Optimization e Search Engine Marketing. Planejamento de ações de links patrocinados. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Fundamentos de métricas web. Mensuração de resultados. Métodos de avaliação de navegação do internauta.

Eletiva I

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Eletiva II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Projeto de Conteúdo e Marca

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, que pode ser o projeto de conteúdo ou projeto de marca, tendo como base os pressupostos teóricos, empíricos e mercadológicos trabalhados ao longo do curso. Processos de criação e elaboração de projetos e produtos, com sua execução. Estudo dos formatos emergentes e tendências da comunicação digital. Identificação de novas oportunidades na área, análise de concorrência, políticas e estratégias competitivas.

Corpo docente

Corpo Docente da PUCPR
Especialista
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Daniel Pala Abeche
Mestre
Ivana Shizue Imayuki Duarte Mechalech
Especialista
Julius Vinicius Marques Nunes
Mestre
Karlan Muller Muniz
Doutor
Marco Aurelio Farias Alves Sanfelice
Especialista
Miguel Angelo Manasses
Mestre
Miriam Stolses Mazo
Doutor
Renan Colombo
Mestre
Suyanne Tolentino De Souza
Doutor

Convidados

Andréa Greca Krueger
Gabriel Enrique Poletti Soto
Luiz Alberto Andrioli Da Silva
Marcos Roberto Hiller
Ney Queiroz de Azevedo

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br