Conservação da Natureza e Educação Ambiental

Escola de Ciências da Vida • Curitiba

Formar conservacionistas e educadores ambientais com visão inter e multidisciplinar voltados para atuar no diagnóstico, conservação e gestão ambientais, considerando os diferentes aspectos envolvidos, entre eles o social, o técnico-científico e o biológico.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Profissionais de Biologia, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e Educadores interessados na conservação da natureza e educação ambiental.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo para pos.ecv@pucpr.br, identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

15/09/2017

Término das aulas

07/06/2019

Entrega do trabalho final

28/09/2019

Horários da aulas

Sexta-feira: 19h às 22h
Sábados: 08h às 12h e das 13h às 18h

Periodicidade

Quinzenal

Coordenador

Nome: Almir Petersen Barreto
Ver currículo

MINICURRÍCULO

Almir Petersen Barreto

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). É Professor Adjunto da PUCPR, onde leciona as disciplinas de Gestão Ambiental no curso de Bacharelado em Biologia; Zoologia nos cursos de Biotecnologia; e Engenharia Florestal e Ecologia nos cursos de Engenharia Ambiental e Biotecnologia. Tem experiência em estudos de Impacto Ambiental e elaboração de Planos de Manejo, atuando principalmente nas áreas de Ictiologia, Ecologia, Manejo e Conservação.

Telefone: (41) 3271-2455
Horário de Atendimento: Das 14h às 21h (de segunda à sexta-feira)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 25x R$ 416,00 R$80,00 450 30
Desconto de 30% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 31/08/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
: Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Análise e Interpretação de Imagens Aéreas e Orbitais

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conceitos básicos de cartografia; Sistemas de coordenadas; Tipos de imagens aéreas e orbitais; Introdução ao Sensoriamento Remoto; Georreferenciamento; Sistemas de informações geográficas e suas aplicações na área ambiental

Ecologia e Conservação de Aves

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Introdução à Ornitologia Brasileira, enfatizando as características ecológicas e biogeográficas das aves, além de aspectos sobre sua História Natural; Espécies bioindicadoras, endêmicas e ameaçadas de extinção; Ornitologia Paranaense, sua composição e relações espécies ambientes (naturais X antrópicos); Utilização de algumas espécies como ferramenta para programas de Conservação.

Biologia da Conservação

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Biologia da conservação: conceitos e estudos de casos; Conservação dos principais ecossistemas brasileiros; Áreas protegidas; Corredores florestais; Envolvimento comunitário e manejo participativo de áreas protegidas; Manejo da vida silvestre em cativeiro; Captura e marcação de animais; Conservação e manejo de populações silvestres.

Ecologia da Restauração

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Biologia da conservação: conceitos e estudos de casos; Conservação dos principais ecossistemas brasileiros; Áreas protegidas; Corredores florestais; Envolvimento comunitário e manejo participativo de áreas protegidas; Manejo da vida silvestre em cativeiro; Captura e marcação de animais; Conservação e manejo de populações silvestres.

Comunicação: A Arte do Relacionamento Interpessoal

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Implantar projetos de intervenção, apresentar resultados de pesquisa, coletar dados ou trabalhar em equipe, todas são tarefas que implicam na relação do indivíduo com o outro. Esta relação é permeada pela comunicação. Trabalhos de coleta de dados com comunidades e atividades de educação ambiental ~só são efetivos se o pesquisador ou educador apresentarem capacidade de desenvolver processos comunicacionais nas relações interpessoais.

Ecologia de Campo

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Estratégias Mundiais de Conservação da Biodiversidade - In situ e Ex situ, Sistemas de conservação - global, brasileiro e paranaense, avaliação e diagnósticos da representatividade ecossistêmica brasileira, funções ecológicas dos ecossistemas, convenções e tratados internacionais, Sitio do Patrimônio Mundial Natural, Reservas da Biosfera, RAMSAR e IUCN.

Ecossistemas Aquáticos Continentais

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Esta disciplina tem como particularidade funcionar como um módulo específico de estudo de caso de ambientes aquáticos continentais (lagos e rios) apresentando casos relacionados com a ecologia e manejo de rios e lagos.

Ecossistemas Costeiros e Marinhos

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Estudo dos ecossistemas costeiros e marinhos, dos principais problemas ambientais e dos processos de gestão costeiros, com ênfase no litoral do Estado do Paraná.

Educação Ambiental não Formal I

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Educação ambiental e educação informal, imposições do desenvolvimento ecologicamente sustentável à educação ambiental. Agenda 21 e suas implicações na Educação Ambiental informal. Técnicas e Metodologias em Educação Ambiental informal. A prática pedagógica: dimensões e desafios. Projetos pedagógicos em educação ambiental informal.Dimensão dada ao conteúdo e prática da educação para orientação e realização de programas de gestão e educação ambiental. Processos educativos de formação e informação orientada para conscientização crítica, preservação e conservação do ambiente. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Atividades pedagógicas aplicadas à Educação Ambiental informal. Dimensão sócio-ambiental da educação. Educação Ambiental informal em uma perspectiva histórica. Educação Ambiental formal e informal. O Meio Ambiente enquanto tema transversal. A Educação Ambiental junto às comunidades. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental em parques, jardins botânicos e zoológicos. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura.

Educação Ambiental não Formal II

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Educação ambiental e educação informal, imposições do desenvolvimento ecologicamente sustentável à educação ambiental. Agenda 21 e suas implicações na Educação Ambiental informal. Técnicas e Metodologias em Educação Ambiental informal. A prática pedagógica: dimensões e desafios. Projetos pedagógicos em educação ambiental informal.Dimensão dada ao conteúdo e prática da educação para orientação e realização de programas de gestão e educação ambiental. Processos educativos de formação e informação orientada para conscientização crítica, preservação e conservação do ambiente. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Atividades pedagógicas aplicadas à Educação Ambiental informal. Dimensão sócio-ambiental da educação. Educação Ambiental informal em uma perspectiva histórica. Educação Ambiental formal e informal. O Meio Ambiente enquanto tema transversal. A Educação Ambiental junto às comunidades. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental em parques, jardins botânicos e zoológicos. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura.

Educação Ambiental na Escola

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
: Atualmente a Ecologia e Meio Ambiente, estão em foco na maioria das discussões, entretanto, apesar de todos os esforços, nem sempre o suficiente ou o mais adequado é explorado. Desse modo, se percebe, que as pessoas estão parcialmente informadas e consequentemente, ainda não partiram para uma mudança de comportamento social consciente. Basicamente este despreparo, aliado à tendência atual de se dar ênfase ao global, ao automático, ao descartável, ao supérfluo e ao trágico, provoca no ser humano uma perda do senso de conviver consigo mesmo, do valor dos pequenos gestos, da importância das atitudes individuais, do valor das ações coletivas, do perene e do eterno. Neste contexto, a ânsia do conhecimento é um processo natural, e para que se estabeleça uma mudança de comportamento (traduzida como aprendizagem) é necessário que o ambiente escolar desenvolva abordagens multidisciplinares com o intuito de fomentar a formação de um cidadão ecológica e eticamente responsável.

Etnobiologia e Ecologia Humana

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Compreender as metodologias de coleta e registros das informações etnobiológicas Discutir aspectos éticos e legais do direito de propriedade intelectual adquirida

Fitogeografia

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Estudo dos principais ecossistemas paranaenses, segundo Maak (1950) e IBGE (2004), sua importância, história e formação, bem como atual estado de conservação. Apresentar as diversas sub-formações que as compõem indicando suas características fisionômicas e fitossociológicas e seu embasamento geológico e pedológico.

Ecologia e Conservação de Anfíbios

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Panorama geral da herpetofauna brasileira: sistemática (atualização), história natural e conservação de répteis e anfíbios no Brasil.

Ecologia e Conservação de Répteis

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Panorama geral da herpetofauna brasileira: sistemática (atualização), história natural e conservação de répteis e anfíbios no Brasil.

Ecologia e Conservação de Peixes

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conhecimento dos principais grupos de Peixes de Água Doce, nas principais Bacias Hidrográficas Brasileiras, os principais métodos de estudos taxonômico, de Peixes Osteichythies das Bacias do Iguaçu e Paranapanema no Estado do Paraná apresentando as principais famílias: Loricaridae, Ciclidae, Caracidae, Pimelodidae, enfocando a diversidade de espécies nesses principais grupos, estabelecendo propostas de manejo e visando à conservação de ecossistemas destas espécies.

Introdução à Educação Ambiental

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
A Educação Ambiental, seu caráter multidisciplinar e sua aplicabilidade: histórico e atualidades.

Legislação Ambiental

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conceitos preliminares. O Meio Ambiente. Impactos Ambientais. Bens Ambientais na Constituição de 88. A Lei de Política Nacional de Meio Ambiente. Principais regras ambientais: ar, água, solo, animais, vegetais, crimes, outros bens. Os instrumentos de proteção ambiental: EIA/RIMA, Unidades de Conservação, Licenciamento, outros.

Manejo e Gestão de Áreas Protegidas

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Fundamentação Conceitual e Filosófica da conservação; Historia contemporânea da conservação (internacional e nacional), Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Sistema Estadual de Unidades de Conservação, Categoriais da IUCN, Representatividade Ecossistêmica dos Biomas Brasileiros e Fitogeografias Paranaenses, Criacao e gestão de unidades de conservação, fundamentação do plano de manejo, métodos, programas indicadores de qualidade.

Ecologia e Conservação de Mamíferos

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Introdução a Mastofauna Brasileira; características ecológicas e biogeográficas das espécies; Espécies endêmicas, ameaçadas de extinção e bioindicadoras; Composição da mastofauna paranaense; Utilização de algumas espécies como ferramenta para programas de conservação.

Metodologia Científica

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

Seminários avançados

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Neste módulo haverá um acompanhamento da apresentação e avaliação dos projetos e dos trabalhos de conclusão de curso, elaborados sob a forma de artigos científicos.

Uso e Conservação do Solo

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Introdução a conservação do solo. Características e propriedades diagnósticas de solo .Classificação de solos, ênfase solos do Estado do Paraná. Princípios da Conservação e Manejo de solos em diferentes sistemas de plantio. Erosão de solo. Práticas conservacionistas. Capacidade de Uso da Terra. Lei Estadual do Uso da Terra.

Genética da Conservação

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Biologia da conservação: conceitos e estudos de casos; Conservação dos principais ecossistemas brasileiros; Áreas protegidas; Corredores florestais; Envolvimento comunitário e manejo participativo de áreas protegidas; Manejo da vida silvestre em cativeiro; Captura e marcação de animais; Conservação e manejo de populações silvestres.

Ética no uso de Animais e bem estar Animal

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Propiciar ao aluno conceitos éticos, legais, históricos e práticos da ciência de bem-estar animal bem como métodos de avaliação das condições de bem-estar de animais domésticos e selvagens mantidos sob a tutela do homem submetidos ou não às técnicas de Enriquecimento Ambiental com base nos sistemas emocionais e quantificação comportamental.

Estratégias para Conservação da Biodiversidade

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Biologia da conservação: conceitos e estudos de casos; Conservação dos principais ecossistemas brasileiros; Áreas protegidas; Corredores florestais; Envolvimento comunitário e manejo participativo de áreas protegidas; Manejo da vida silvestre em cativeiro; Captura e marcação de animais; Conservação e manejo de populações silvestres.

Ecologia da Paisagem

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Fundamentação Conceitual; Padrões espaciais e processos ecológicos. Índices de composição e de disposição. Cálculo e uso adequado de Índices e Métricas da ecologia da paisagem, mapas categóricos. Interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite na análise da ecologia da paisagem. Inferências no campo da biologia da conservação.

Corpo docente

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin
Doutor
Almir Petersen Barreto
Doutor
Carlos Jose Gomes
Mestre
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Eduardo Carrano
Doutor
Eleni Juliato Piovesan
Mestre
Janete Dubiaski da Silva
Doutor
Julio Cesar de Moura Leite
Doutor
Marta Luciane Fischer
Doutor
Pyramon Accioly
Doutor
Renate Brigitte Vicente
Mestre
Rodrigo de Andrade Kersten
Doutor
Silvia Schmidlin Keil
Doutor

Convidados

Ana Cristina do Rego Barros
Carlos Eduardo Conte
Claudia Regina Bosa
Edinalva Oliveira
Itiberê Piaia Bernardi
Matheus Oliveira Freitas
Ricardo Augusto Serpa Cerboncini
Savio Luis Sens
Valéria Cunha Muschner
Vinicius Abilhoa

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br