Controladoria e Finanças

Londrina

Capacitar executivos e profissionais das áreas financeira, administrativa, contábil e de controladoria nas organizações para evoluir e controlar o desempenho empresarial.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Profissionais, executivos, empresários e consultores de negócios e controladoria, graduados das áreas contábil, administração, economia e afins, demais interessados em desenvolver competências e habilidades necessárias ao desempenho da controladoria, em fase de preparação da carreira ou redirecionar sua área de atuação profissional.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo para pos.londrina@pucpr.br identificando o nome do curso no assunto do e-mail

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

19/09/2017

Término das aulas

17/09/2018

Entrega do trabalho final

01/01/2019

Horários da aulas

Quarta-feira: 19h00 às 23h00
Quinta-feira: 19h00 às 23h00
Sexta-feira: 19h00 às 23h00

Periodicidade

Semanal

Coordenador

Nome: Silvio Aparecido Teixeira
Ver currículo

MINICURRÍCULO

Silvio Aparecido Teixeira

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1987). Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná (2000). Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB–SC) (2011). Atualmente é sócio-gerente da FORTCON Contabilidade Auditoria; e T&M Auditoria Consultoria. Professor adjunto e diretor do curso de graduação em Ciências Contábeis e da especialização em Controladoria & Finanças e Gestão Tributária da PUCPR. Professor assistente da UEL desde 1995. Expertise na área de gestão empresarial, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Societária, Controladoria e Auditoria.

Telefone: (43) 3372-6006
Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 12h30 às 21h30 (intervalo das 17h às 18h) aos sábados das 8h às 12h

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 20x R$ 420,00 R$80,00 450 40
Desconto de 30% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 31/08/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Metodologia Científica

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico. A importância da pesquisa no processo de tomada de decisão. Planejamento da pesquisa: elaboração do pré-projeto. Planejamento da pesquisa: elaboração do projeto de pesquisa. Revisão da literatura e referencial teórico. Problema de pesquisa e hipótese. Delimitação do objeto de estudo. Justificativa e objetivos da pesquisa. Metodologia e instrumentos para coleta de dados. Análise dos resultados e referências. Estrutura do artigo científico.

Auditoria de Gestão

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Analisar os controles, procedimentos e aplicações dos recursos operacionais das empresas.

Avaliação de Ativos

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
O valor dos ativos nas organizações, sua formação, avaliação e mensuração. A produção dos resultados pelos ativos tangíveis e intangíveis. Métodos de avaliação, conceito e histórico.

Business Game

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Gestão integrada: estratégia, marketing, operações, pessoas e finança s; em ambiente competitivo. Influências do ambiente externo (aspectos econômicos e tecnológicos e força s de Porter) no processo de gestão.

Contabilidade Gerencial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Contabilidade Societária versus Contabilidade Gerencial. Estrutura e análise das demonstrações contábeis. Preparação das demonstrações visando às necessidades da empresa. Elaboração de relatórios gerenciais. Contabilidade com enfoque nos controles de gestão.

Controladoria

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
O papel da controladoria no processo de gestão; o controle; o planejamento; a empresa/organização; o papel do controller, o sistema integrado de informações; sistema; conceitos (modelos, gestão, informação); construção de indicadores.

Estratégia Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A organização como um sistema aberto. O processo de planejamento e gerenciamento estratégico. Partes do planejamento estratégico. A implantação do planejamento estratégico. O planejamento estratégico como instrumento de mudança.

Finanças Corporativas

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Fundamentos de Finanças. Risco e retorno. Fluxo de caixa. Administração de ativos. Custo de capital. Estrutura de capital. Decisões financeiras de investimentos e financiamentos

Gestão Estratégica de Custos

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Visão gerencial dos custos. Classificação dos custos. Custos para determinação da rentabilidade. Instrumento de planejamento e controle. Elementos do custo de produção. Sistemas de custeamento. Análise e controle dos custos de distribuição. Os custos e a contribuição marginal. Método ABC. Estruturação dos Recursos. Gestão de Custos.

Gestão Tributária

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Avaliação dos tributos nos negócios, gerenciamento tributário interno, planejamento tributário, aspectos importantes na economia de impostos.

Orçamento Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Orçamento e gestão empresarial. Elaboração do processo orçamentário. Controle orçamentário.

Seminários Avançados

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Temas emergentes em controladoria empresarial, finanças corporativas, ferramentas de gestão e outras atividades correlatas à formação do profissional da área.

Sistema Financeiro e Mercado de Capitais

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Produtos do mercado financeiro; globalização dos mercados; mercado de capitais; engenharia financeira.

Sistemas de Informações Gerenciais

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Evolução dos sistemas de informações. Tipos de sistemas de informações. Estudo de viabilidade. Etapas para informação de sistema de informação. Ferramentas da tecnologia. Modelo corporativo como um sistema de informação.

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Corpo docente

Andre Gobette Santana
Mestre
Angela Maria Pelizer de Arruda
Doutor
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Fernando Rodrigues de Carvalho
Especialista
Guilherme Bittencourt Teixeira
Mestre
Jansen Maia Del Corso
Doutor
June Alisson Westarb Cruz
Doutor
Paulo Sergio Miguel
Mestre
Silvio Aparecido Teixeira
Doutor

Convidados

Denise Scarpin
Luiz Afonso Cerqueira
Luiz Pereira Pinheiro Junior
Marcello Christiano Gorla
Moacir Gomes da Silva
Moacir Vieira dos Santos

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br