Gestão Empresarial – Semipresencial

Escola de Negócios • Curitiba

O Curso de Gestão Empresarial está estruturado em um conjunto de disciplinas que permite desenvolver: (i) competências técnicas (operações, custos, finanças, pessoas, análise de investimentos, direito e qualidade); (ii) conceituais (estratégia empresarial, gestão empresarial integrada e modelos de gestão); (iii) humanas (comportamento gerencial e ética). Competências estas, necessárias aos profissionais que desejam atuar, com efetividade, no atual ambiente empresarial (dinâmico e competitivo). Além disso, o Curso prevê o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso que permite ao participante aplicar os conhecimentos adquiridos em situações empresariais reais.

As estratégias didáticas previstas para o curso privilegiam a experimentação prática de técnicas associada a uma sólida base conceitual, escolha que valoriza tanto a experiência dos alunos, quanto o oferecimento de um conteúdo de alto nível. Além das disciplinas do curso, a Escola de Negócios oferece aos seus alunos um conjunto de atividades complementares que tem por objetivo ampliar as experiências teóricas e práticas a serem adquiridas no curso, como torneio de gestão empresarial da Escola de Negócios (com premiação para os vencedores), vivência empresarial junto a natureza, palestras com profissionais de notoriedade nacional e a possibilidade de viver uma experiência internacional (as atividades de intercâmbio não estão inclusas nos valores propostos como investimento do curso).

Os cursos de Especialização oferecidos pela Escola de Negócios PUCPR respeitam uma mesma estrutura com quatro grandes Núcleos, alinhados aos modernos conceitos e ferramentas de gestão:
– Núcleo de Formação Específica (NFE)
Voltado para o desenvolvimento de competências na área escolhida pelo discente.
– Núcleo de Formação Institucional (NFI)
Aborda as competências relacionadas à ética, ciência e pesquisa (trabalho de conclusão de curso).
– Núcleo de Formação Geral Negócios (NFGN)
Busca desenvolver competências transversais as áreas de Negócios. As aulas serão em conjunto com outras turmas, permitindo ao profissional o compartilhamento de ideias e a ampliação da sua rede de relacionamentos. Divididas em disciplinas obrigatórias e duas eletivas (o aluno poderá escolher disciplinas que melhor atendam às suas expectativas profissionais, dentre as oferecidas na Escola de Negócios, independentemente do curso de especialização).
– Núcleo de Formação Geral (NFG)
Oferece as competências e ferramentas essenciais aos profissionais da área escolhida. As aulas serão em conjunto com os demais cursos do Núcleo escolhido.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Profissionais das diversas áreas de formação superior que desejam adquirir conhecimento na área de Administração. Profissionais atuantes no mercado de trabalho, porém sem formação na área de gestão empresarial e que desejam redirecionar sua atuação profissional.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, agendar entrevista pelo e-mail pos.escoladenegocios@pucpr.br identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

30/09/2017

Término das aulas

09/05/2019

Entrega do trabalho final

06/09/2019

Horários da aulas

1 sábado por mês 08h30 às 17h30

Periodicidade

Mensal

Coordenador

Nome: Dewey Moreto Wollmann
Ver currículo

MINICURRÍCULO

Dewey Moreto Wollmann

Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Engenharia Econômica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Análise e Projeto de Sistemas de Informações pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Gestão de Instituições de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Pontifícia Universidade Católicado Paraná (PUCPR). Suficiência Investigadora (créditos de Doutorado) em Ciências Empresariais pela Universidade de Leon (Espanha). Desenvolveu atividades de pesquisa em modelos matemáticos e simulação em Instituto de Pesquisa Portuária (PHRI) do Japão, durante um ano, como bolsista da Japan International Cooperation Agency (JICA). Foi Diretor do Porto de Paranaguá, do Complexo Industrial e Portuário da COPAZA Indústria de Óleos Vegetais e das Faculdades SPEI. Um dos responsáveis pela criação e o primeiro Superintendente da Aliança Saúde, complexo médico-hospitalar da PUCPR e Santa Casa. Consultor de empresas e sócio majoritário da TANGRAM Tecnologias e Sistemas.

Telefone: (41) 3271-2131/2093
Horário de Atendimento: Das 9h às 21h (de segunda à sexta-feira)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 25x R$ 579,00 R$80,00 450 60
Desconto de 50% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 02/07/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Comportamento Gerencial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Níveis do comportamento organizacional: pessoas, grupos e sistemas organizacionais; Gestão da diversidade e diferenças individuais; Desenvolvimento interpessoal; Poder, política e conflito nas organizações; Liderança estratégica; Introdução ao processo decisório; Comprometimento e satisfação no trabalho; Estresse e qualidade de vida no trabalho.

Estratégia Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Origem da estratégia. Mudança e impacto nas empresas e necessidade respostas às influências. 5ps do Mintzberg. Níveis da Estratégia. Ferramentas de análise estratégica. Análise de Recursos. Capacidades e Competências. Análise da Cadeia de Valor. Responsabilidade social em organizações e no ambiente social.

Laboratório de TCC

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Objetivos e formatos dos trabalhos de conclusão de curso: case, projeto de intervenção e artigo. Delineamento de problemas de pesquisa e diagnóstico de problemas gerenciais. Fontes acadêmicas para construção de referencial teórico. Princípios de metodologia: tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas de coleta e análise de dados.

Análise de Projetos e Investimentos

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
O valor do dinheiro no tempo. Fluxos de caixa descontados. Técnicas de análise de projetos de investimentos: análise risco-retorno (VPL, VPLa, TIR, TIRM, PAYBACK, IBC, ROIA, FISCHER). Taxa de desconto ajustada ao risco. Avaliação e comparação entre projetos de investimentos

Prática em Gestão de Pessoas

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Cultura e contexto organizacional, a diversidade das pessoas no contexto organizacional, comunicação organizacional, o gestor como gestor de pessoas, as reponsabilidades e os papéis da gestão de pessoas descentralizada, a importância e o papel no gestor no processo de recrutamento e seleção, a importância e o papel do gestor no processo de avaliação de desempenho, liderança, gestão de equipes e delegação

Gestão Empresarial Integrada

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos de gestão integrada: estratégia, marketing, operações, pessoas e finanças. Simulador Empresarial e-tangram. Análise e diagnóstico de situações empresariais. Processo decisório participativo. Sistema integrado de apoio à decisão.

Modelos de Gestão

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos de gestão empresarial. Histórico dos modelos de gestão. Modelos contemporâneos de gestão empresarial baseados no conhecimento. Análise, diagnóstico e estratégias de aperfeiçoamento do modelo de gestão empresarial. Variáveis organizacionais: poder, cultura, valores, clima, indivíduos e estratégia.

Sistemas de Qualidade

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Modelos de gestão para certificação (ISOs). Modelo sistêmico de gestão para a excelência do desempenho. Fundamentos e critérios da Fundação Nacional da Qualidade. Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Gestão para a Melhoria Contínua.

Eletiva I

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Eletiva II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Gestão de Marketing

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos e evolução. Marketing de varejo, industrial e de serviços. Composto de Marketing. Orientação para o Mercado. Segmentação de mercado e tendências.

Gestão Financeira

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Administração Financeira. O Ambiente Operacional da Empresa. Demonstração do Resultado do Exercício. Balanço Patrimonial. Demonstração do Fluxo de Caixa. Análise Vertical e Horizontal. Análise por Índices. Análise DUPONT.

Gestão de Operações

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A função ¿operações¿ (produção). O papel estratégico das operações. Estratégia de operações: conteúdo, processo e contexto. Dimensões competitivas das operações. Áreas de decisão de um sistema de operações. Elaboração de estratégias de operações. Modelos baseados em recursos e capacitações. Visão da manufatura. Funções dos sistemas de manufatura. Tipos de Sistemas de Produção. Etapas do planejamento da produção. Sistemas de gestão de materiais e estoques. Sistemas de planejamento, programação e controle de produção.

Gestão de Custos

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Introdução conceitual das terminologias de custos. Os diferentes métodos de custeio. Alinhamento dos métodos de custeio com a estratégia empresarial. Custeio por absorção e sua orientação para a eficiência em custos. Custeio direto e sua orientação para a diversificação de produtos e de mercados. Custeio ABC e visão do processo.

Direito Aplicado à Gestão Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Organização e divisão judiciária. Direito Societário. Direito Contratual. Títulos de crédito. Contratos Empresariais e Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Corpo docente

Alex Sandro Quadros Weymer
Doutor
Celia Regina Dias Von Linsingen
Especialista
Corpo Docente da PUCPR
Especialista
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Cristiano de Oliveira Maciel
Doutor
Dewey Moreto Wollmann
Doutor
June Alisson Westarb Cruz
Doutor
Lucio Tracz
Mestre
Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann
Doutor
Ricardo Reicher
Mestre
Vilmar Rodrigues Moreira
Doutor

Convidados

Antonio Carlos Choma

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br