Gestão Estratégica de Custos & Negócios

Escola de Negócios • Curitiba

A concorrência das empresas, promovida principalmente pela globalização, pela complexidade empresarial, pelas exigências do mercado de produtos e serviços de boa qualidade a preços compatíveis, traz a necessidade de gerenciamento dos processos e dos custos, para a manutenção e o desenvolvimento da empresa. Buscando atender este mercado o curso possui uma visão sistêmica global da gestão estratégica de custos com foco em estratégias competitivas e lucrativas.

As estratégias didáticas previstas para o curso privilegiam a experimentação prática de técnicas associada a uma sólida base conceitual, escolha que valoriza tanto a experiência dos alunos, quanto o oferecimento de um conteúdo de alto nível. Além das disciplinas do curso, a Escola de Negócios oferece aos seus alunos um conjunto de atividades complementares que tem por objetivo ampliar as experiências teóricas e práticas a serem adquiridas no curso, como torneio de gestão empresarial da Escola de Negócios (com premiação para os vencedores), vivência empresarial junto a natureza, palestras com profissionais de notoriedade nacional e a possibilidade de viver uma experiência internacional (as atividades de intercâmbio não estão inclusas nos valores propostos como investimento do curso).

Os cursos de Especialização oferecidos pela Escola de Negócios PUCPRrespeitam uma mesma estrutura com quatro grandes Núcleos, alinhados aos modernos conceitos e ferramentas de gestão:
– Núcleo de Formação Específica (NFE)
Voltado para o desenvolvimento de competências na área escolhida pelo discente.
– Núcleo de Formação Institucional (NFI)
Aborda as competências relacionadas à ética, ciência e pesquisa (trabalho de conclusão de curso).
– Núcleo de Formação Geral Negócios (NFGN)
Busca desenvolver competências transversais as áreas de Negócios. As aulas serão em conjunto com outras turmas, permitindo ao profissional o compartilhamento de ideias e a ampliação da sua rede de relacionamentos. Divididas em disciplinas obrigatórias e duas eletivas (o aluno poderá escolher disciplinas que melhor atendam às suas expectativas profissionais, dentre as oferecidas na Escola de Negócios, independentemente do curso de especialização).
– Núcleo de Formação Geral (NFG)
Oferece as competências e ferramentas essenciais aos profissionais da área escolhida. As aulas serão em conjunto com os demais cursos do Núcleo escolhido.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Executivos e profissionais das áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Marketing, Direito, Comércio Exterior e Engenharia. Graduados que ocupem cargos nas áreas administrativas, gestão e custos nas organizações empresariais.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, agendar entrevista pelo e-mail pos.escoladenegocios@pucpr.br identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

18/09/2017

Término das aulas

12/05/2019

Entrega do trabalho final

17/09/2019

Horários da aulas

Segunda-feira: 19h00 às 23h00.
Terça-feira: 19h00 às 23h00.

Periodicidade

Semanal

Coordenador

Nome: Lucio Tracz
Telefone: (41) 3271-2131/2093
Horário de Atendimento: Das 9h às 21h (de segunda à sexta-feira)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 25x R$ 599,00 R$80,00 450 60
Desconto de 50% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 02/07/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Gestão e Análise Financeira

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Importância da contabilidade num contexto gerencial. Normas Internacionais de Contabilidade -IFRS/CPC; Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis; Desempenho Operacional; Elaboração e análise de relatórios gerenciais. Avaliação do desempenho empresarial a partir de indicadores financeiros. Elaboração e Análise do Fluxo de Caixa.

Valuation

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Análise de Ambiente Empresarial. Projeções Financeiras; Custo de capital e avaliação; Avaliação de empresas em condições de risco; Múltiplos de valor de empresas; Fusões, aquisições e Opções Reais; CPC 01/IAS 36 Impairment test.

Comportamento Gerencial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Níveis do comportamento organizacional: pessoas, grupos e sistemas organizacionais; Gestão da diversidade e diferenças individuais; Desenvolvimento interpessoal; Poder, política e conflito nas organizações; Liderança estratégica; Introdução ao processo decisório; Comprometimento e satisfação no trabalho; Estresse e qualidade de vida no trabalho.

Estratégia Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Origem da estratégia. Mudança e impacto nas empresas e necessidade respostas às influências. 5ps do Mintzberg. Níveis da Estratégia. Ferramentas de análise estratégica. Análise de Recursos. Capacidades e Competências. Análise da Cadeia de Valor. Responsabilidade social em organizações e no ambiente social.

Laboratório de TCC

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Objetivos e formatos dos trabalhos de conclusão de curso: case, projeto de intervenção e artigo. Delineamento de problemas de pesquisa e diagnóstico de problemas gerenciais. Fontes acadêmicas para construção de referencial teórico. Princípios de metodologia: tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas de coleta e análise de dados.

Gestão Estratégica de Custos

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Tipos de custos. Custeio de gestão. Análise complementar de preços de venda. Relação de gestão de custos com a realidade das empresas. Análise de resultado e tomada de decisão com base em custos. Métodos e Ferramentas de Custeio - ABC (Custeio Baseado nas Atividades); ABM (Gestão Baseada nas Atividades); Target Costing (Custeio Alvo).

Gestão Tributária

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Transmitir informações sobre: Regularidade Fiscal; Elisão e Evasão fiscal e consequências tributárias; Avaliação dos tributos nos negócios; Créditos Tributários; Planejamento tributário nas organizações; Sonegação e consequências tributárias. Impostos na importação; Conhecimento dos Impostos: IPI, ICMS, PIS, COFINS e IRPJ.

Controladoria Estratégica

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A Controladoria e as Funções do Controller. O sistema de Informação da Controladoria. Modelo e Processo de Gestão Empresarial. Balanced Scorecard: Sistema de Gestão Estratégica. Métodos de Avaliação de Performance Empresarial: EVA - Economic Value Added (Valor Econômico Agregado). MVA - Market Value Added (Valor de Mercado Agregado).

Fundamentos de Custos

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Aspectos introdutórios dos custos de produtos e serviços; Conceitos e terminologias; Classificação dos Gastos; Contexto geral de formação de preços. Entendimento das variáveis de preços.

Gestão de Custos na Indústria

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Custos de aquisição de matéria-prima; Custos de mão-de-obra; Departamentalização e rateio dos custos indiretos de fabricação; Produção Contínua e por Encomenda; Formação do Preço de Venda na Indústria; Calculo e análise dos pontos de equilíbrio. Preços dinâmicos e flexível. Estudo de alguns ferramentais utilizados no processo fabril (JIT (Just-in-Time); KANBAN (Cartões para Puxar a Produção); MC (Manufatura Celular); PFA (Análise do Fluxo de Produção); TQC (Controle de Qualidade Total); TQM (Gestão da Qualidade Total).

Gestão de Custos no Comércio

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Apuração dos custos de aquisição de mercadorias para revenda; custos com mão-de-obra; custos indiretos; Apuração e formação do preço de venda no comércio. Aspectos mercadológicos. Aspectos de custos. Concorrência por preço ou diferenciação. Calculo e análise dos pontos de equilíbrio. Preços dinâmicos e flexível.

Gestão Custos na Prestação de Serviços e no Terceiro Setor

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Componentes dos custos com serviços; Aspectos Intangíveis; Custo com mão-de-obra; Formação do Preço de Venda da Prestação de Serviço; Aspectos contábeis e gerenciais da Prestação de Serviços.

Gestão de Projetos: Escopo, Tempo e Custos

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Planejamento do escopo do projeto; definição do escopo do projeto; criação da estrutura analítica do projeto; laboratório de estruturação de uma EAP; verificação do escopo e controle do escopo durante a execução do projeto. Definição de atividades, tipos de atividades formas de sequenciamento, agrupamento em pacotes, formas de estimativa e definição de duração, determinação dos recursos envolvidos; criação de cronogramas de trabalho onde possam ser avaliados prazos de atividades, fases e marcos do projeto; determinação e análise do caminho crítico; análise de alocação de pessoal e simulação de mudanças; formas de acompanhamento e controle de cronograma durante a execução do projeto. Também serão apresentados os processos descritos no PMBoK para criação do orçamento; criação de fluxo de caixa; análise de viabilidade financeira e econômica; técnicas para controle e acompanhamento de custos.

Estratégia em Operações

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Definição do produto. Obtenção de produto. Localização industrial. Análise de arranjo físico de instalações. Análise de capacidade produtiva. Logística e gestão de suprimentos.

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão de Custos

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Incorporação de métodos estatísticos, matemáticos e de pesquisa operacional para melhorar a gestão de custos.

Eletiva I

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Eletiva II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Gestão de Marketing

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos e evolução. Marketing de varejo, industrial e de serviços. Composto de Marketing. Orientação para o Mercado. Segmentação de mercado e tendências.

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Corpo docente

Alex Sandro Quadros Weymer
Doutor
Allan Esron Pereira Inacio
Mestre
Carlos Augusto Candeo Fontanini
Doutor
Corpo Docente da PUCPR
Especialista
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Eduardo Damiao da Silva
Doutor
Everaldo Antonio Rutana Pereira
Mestre
Glauco Vinicius de Franca Furstenberger
Mestre
Luci Michelon Lohmann
Mestre
Luiz Carlos Benner
Especialista
Marcelo Cichacz
Mestre
Paulo Sergio Macuchen Nogas
Doutor
Paulo Sergio Miguel
Mestre
Rony Ahlfeldt
Doutor

Convidados

Moacir Gomes da Silva
Tomas Sparano Martins

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br