Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde – Semipresencial

Escola de Negócios • Curitiba

Proporcionar aos participantes uma imersão nos assuntos de gestão com aplicação específica para hospitais, unidades de saúde públicas ou privadas, clínicas, operadoras de planos de saúde, laboratórios e outros estabelecimentos que atuam na área de diagnóstico, consultórios e outras unidades assemelhadas.
Dos desafios vivenciados diariamente na área da Saúde, as limitações de recursos e a complexidade dos processos são aqueles que exigem do gestor um olhar atento às novas tendências e alternativas estratégicas. Esta visão gerencial especializada da Saúde passou a ser uma necessidade exigida pelo mercado, que mostra-se ávido por profissionais com este perfil e uma elevada capacidade de tomar decisões.
O curso de Pós-Graduação em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde foi preparado para atender aos profissionais de várias áreas do conhecimento que estejam envolvidos com administração na Saúde e desejem uma gestão especializada e diferenciada.
Seu conteúdo utiliza as mais modernas técnicas, conceitos e ferramentas para uma profunda imersão nas melhores práticas de gestão de hospitais, unidades de saúde público-privadas, clínicas, operadoras de planos de saúde, laboratórios e outros estabelecimentos de diagnóstico e consultórios.
A Escola de Negócios da PUCPR
As estratégias didáticas previstas para o curso privilegiam a experimentação prática de técnicas associada a uma sólida base conceitual, escolha que valoriza tanto a experiência dos alunos, quanto o oferecimento de um conteúdo de alto nível.
Além do alto grau de qualidade do curso, a Escola de Negócios oferece aos alunos uma gama de atividades complementares que amplia sua experiência e complementa sua formação, como o Torneio de Gestão Empresarial, com premiação para os vencedores; vivência empresarial em contato com a natureza; palestras com profissionais de renome nacional; e vivência no exterior por meio das oportunidades de intercâmbio (não incluso no valor de investimento do curso).
Os cursos de Especialização oferecidos pela Escola de Negócios PUCPR respeitam uma mesma estrutura com quatro grandes Núcleos, alinhados aos modernos conceitos e ferramentas de gestão:
Núcleo de Formação Específica (NFE)
– Voltado para o desenvolvimento de competências na área escolhida pelo discente.
Núcleo de Formação Institucional (NFI)
Aborda as competências relacionadas à ética, ciência e pesquisa (trabalho de conclusão
de curso).
Núcleo de Formação Geral Negócios (NFGN)
– Busca desenvolver competências transversais as áreas de Negócios. As aulas serão em conjunto com outras turmas, permitindo ao profissional o compartilhamento de ideias e a ampliação da sua rede de relacionamentos. Divididas em disciplinas obrigatórias e duas eletivas (o aluno poderá escolher disciplinas que melhor atendam às suas expectativas profissionais, dentre as oferecidas na Escola de Negócios, independentemente do curso de especialização).
Núcleo de Formação Geral (NFG)
– Oferece as competências e ferramentas essenciais aos profissionais da área escolhida. As aulas serão em conjunto com os demais cursos do Núcleo escolhido.
Trabalho de conclusão de curso:
O aluno poderá escolher entre as opções:
– Case empresarial
Visa a criação de case real, conectando a teoria com a prática e desenvolvendo a capacidade analítica dos alunos.
– Projeto de intervenção
Possibilita aos alunos a identificação de um problema real e concreto para a articulação dos diversos conteúdos estudados no curso, fundamentando uma proposta de solução factível.
– Artigo cientifico
Produção de um artigo como resultado de uma pesquisa sólida, sistemática e consistente. Ideal para aqueles que pretendem dar continuidade aos estudos em nível de mestrado.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos/bioquímicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, biólogos, psicólogos, odontólogos e demais profissionais das diversas áreas de formação superior. Profissionais do mercado que desejem adquirir conhecimento na área de gestão da saúde. Profissionais atuantes em gestão no setor saúde, porém sem a formação específica na área de gestão empresarial da saúde e que desejem melhorar sua visão profissional.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo para pos.escoladenegocios@pucpr.br, identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

30/09/2017

Término das aulas

09/05/2019

Entrega do trabalho final

06/09/2019

Horários da aulas

Sábado: 08h30 às 17h30.

Periodicidade

Mensal

Coordenador

Nome: Rene Bergel
Telefone: (41) 3271-2131/2093
Horário de Atendimento: Das 9h às 21h (de segunda à sexta-feira)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 25x R$ 579,00 R$80,00 450 60
Desconto de 30% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 31/08/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Notice: unserialize() [function.unserialize]: Error at offset 10155 of 11149 bytes in /pucpr/httpd/htdocs/especializacao.pucpr.br/wp-content/themes/especializacao_jan17b/inc/query.class.php on line 281

Disciplinas

Laboratório de TCC

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Objetivos e formatos dos trabalhos de conclusão de curso: case, projeto de intervenção e artigo. Delineamento de problemas de pesquisa e diagnóstico de problemas gerenciais. Fontes acadêmicas para construção de referencial teórico. Princípios de metodologia: tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas de coleta e análise de dados.

Estratégia Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Origem da estratégia (evolução da teoria da administração e relevância da estratégia nesse contexto). Mudança e impacto nas empresas e necessidade de respostas às influências. Conceitos: 5p¿s do Mintzberg, Porter, Chandler, evidenciando que existem perspectivas diferentes sobre estratégia. Níveis estratégicos: corporativos, de negócios e funcionais. Diferença entre Administração e Planejamento Estratégico. Ferramentas de análise estratégica: análise da indústria, cadeia de valor, matriz BCG e GE, recursos (capacidades e competências). Classificação dos recursos de acordo com a tipologia de Barney e implicações para a vantagem competitiva.

Comportamento Gerencial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Níveis do comportamento organizacional: pessoas, grupos e sistemas organizacionais; Gestão da diversidade e diferenças individuais; Desenvolvimento interpessoal; Poder, política e conflito nas organizações; Liderança estratégica; Introdução ao processo decisório; Comprometimento e satisfação no trabalho; Estresse e qualidade de vida no trabalho.

Gestão e Análise Financeira

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Importância da contabilidade num contexto gerencial. Normas Internacionais de Contabilidade - IFRS/CPC; Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis; Desempenho Operacional; Elaboração e análise de relatórios gerenciais. Avaliação do desempenho empresarial a partir de indicadores financeiros. Elaboração e Análise do Fluxo de Caixa.

Marketing

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos básicos de marketing; história, evolução e eras do marketing; tendências do marketing contemporâneo; composto de marketing aplicado às unidades de saúde e as ferramentas de marketing; comportamento do consumidor (paciente e seus familiares); pesquisa de marketing e sistema de informações em marketing; sistema de inteligência em marketing - tomada de decisões sobre serviços, preços e comunicação; marketing x vendas; marketing de pequenas e médias empresas; marketing social, marketing estratégico e marketing de relacionamento (endomarketing no serviço de saúde).

Planejamento Estratégico em Serviços de Saúde

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos de Planejamento Estratégico e de Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo. Análise do Ambiente Interno. Avaliação Estratégica. Missão. Visão. Opções Estratégicas. Formulação Estratégica.

Gestão dos Serviços de Apoio

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Características e natureza dos diversos serviços. Gerenciamento e desenvolvimento de serviços próprios e terceirizados. A geração de receita e os reflexos da gestão eficaz de SADTs. Políticas de relacionamento com empresas terceirizadas. Equipes multidisciplinares, sua gestão e simbiose. O serviço de nutrição e dietética. A lavanderia hospitalar. O serviço de manutenção predial. A Engenharia Clínica e sua função na manutenção de equipamentos e instalações especiais. Gestão de recursos hídricos e efluentes. A humanização dos ambientes físicos. A harmonia arquitetônica e seus resultados. Orientação e sinalização dos ambientes.

Prática em Gestão de Pessoas

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Mudança de cenário e impacto na Organização e na Gestão de Pessoas (estrutura, políticas, competitividade). Diagnóstico de ambiência e gerenciamento de clima e cultura organizacional. Desdobramento das estratégias organizacionais em políticas e práticas de Gestão de Pessoas. O papel do gestor de RH como articulador de objetos organizacionais. Sistema de indicadores Estratégicos de RH. Mudança de cenários e impactos na organização e na gestão de pessoas (estruturas, políticas de gerenciamento de clima e cultura organizacional. Desdobramento das estratégias organizacionais de pessoas. O papel do gestor de RH como articulador de objetos organizacionais. Sistemas de indicadores estratégicos em RH.

Tecnologia da Informação em Saúde

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A Tecnologia da Informação na Saúde (TI) como instrumento de apoio à Gestão administrativo - financeira -contábil e de Controladoria.

Formação de Equipes Multidisciplinares em Saúde

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Elementos que caracterizam o trabalho das equipes multidisciplinares em unidades de saúde; a sinergia e os efeitos positivos dessa troca de energia positiva aos objetivos das unidades de saúde; a humanização das equipes e o resultado competitivo; o papel da liderança na formação das equipes; o envolvimento da Direção das unidades de saúde na condução do trabalho em equipe.

Gestão da Cadeia de Suprimentos em Saúde

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
O profissional de Logística (Cadeia de Suprimentos) na área da Saúde, Logística de Abastecimento na área da Saúde, Relacionamento entre os elos da Cadeia de Suprimentos e Networking, Desenvolvimento Gerencial, Gerenciamento de Risco, Gerenciamento de Crise, Planejamento Estratégico para materiais e medicamentos, Gestão de Materiais de Alto Custo, Padronização.

Gestão Lean em Serviços de Saúde

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Este módulo será abordado de forma interativa desenvolvendo nos profissionais da área da saúde um novo modelo mental para realizar a Gestão Hospitalar e dos diversos Serviços de Saúde. Os conteúdos do módulo serão baseados na filosofia `Lean Thinking, capacitando os alunos à uma visão diferenciada, clara e simples de seus processos, com foco na agregação de valor, combate aos desperdícios, criação e gestão de indicadores em conformidade com as competências requeridas nos diversos processos, buscando a melhoria contínua, maior eficiência organizacional e processual frente aos desafios da gestão hospitalar.

Eletiva I

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Eletiva II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Gestão da Qualidade

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Programas de qualidade em hospitais e serviços de saúde. A motivação e o espírito participativo das equipes. Elaboração e gerenciamento de indicadores. Gestão da qualidade nos SADTs próprios ou terceirizados. Aplicação e gerenciamento das ferramentas da qualidade. Normas e relacionamento com as organizações certificadoras. Auditoria da qualidade. Normas do PNQ. Acreditação em Saúde e a ONAu0096 Organização Nacional de Acreditação em Saúde.

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Corpo docente

Alex Sandro Quadros Weymer
Doutor
Andréa Borcz
Professor Convidado
Celia Regina Dias Von Linsingen
Especialista
Claudio Jose Beltrao
Mestre
Corpo Docente da PUCPR
Especialista
Eduardo Damiao da Silva
Doutor
Gilmar Silva De Andrade
Mestre
June Alisson Westarb Cruz
Doutor
Lucio Tracz
Mestre
Rene Bergel
Mestre
Rony Ahlfeldt
Doutor

Convidados

Heitor Pedron
Josiane de Oliveira Vivan
Luiza Helena Giraud Borges

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br