Marketing e Vendas

Londrina

A proposta do curso é apresentar aos alunos ferramentas modernas de gestão mercadológica e administração de vendas de empresas de qualquer natureza: indústria, comércio e serviços.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Empresários ou profissionais com graduação em qualquer área que trabalham ou têm intenção de trabalhar na área de Marketing e/ou Vendas. Ideal para graduados que já atuam no mercado mas não têm a formação na área do curso e para os que desejam redirecionar sua atuação profissional.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo para pos.londrina@pucpr.br identificando o nome do curso no assunto do e-mail

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

14/09/2017

Término das aulas

01/01/2019

Entrega do trabalho final

30/04/2019

Horários da aulas

Quinta-feira:19h00 às 23h00
Sexta-feira: 19h00 às 23h00

Periodicidade

Semanal

Coordenador

Nome: Henrique Ceciliato de Carvalho
Ver currículo

MINICURRÍCULO

Henrique Ceciliato de Carvalho

Bacharel em Administração, especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Gestão de Organizações pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) entre os anos de 1998 e 2008. Há dez anos atua como instrutor e consultor organizacional nas áreas de Marketing, Vendas e Empreendedorismo para empresas do Paraná e São Paulo. É credenciado ao SEBRAE - PR, participando de projetos ligados ao setor de Varejo, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Saúde e Empreendedorismo. Desde 2005 é professor de cursos de graduação e pós-graduação de áreas ligadas a negócios, como Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Marketing, Vendas e Comunicação.

Telefone: (43) 3372-6006
Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 12h30 às 21h30 (intervalo das 17h às 18h) aos sábados das 8h às 12h

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 25x R$ 380,00 R$80,00 450 40
Este curso não tem inscrições disponíveis no momento. Caso tenha interesse, preencha o formulário abaixo.
Desconto de 20% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 30/09/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Tenho interesse neste curso

 

 

 

 

Disciplinas

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Branding - Gestão de Marcas

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Conceitos Básicos (Marcas, Branding etc); Decisão de Responsabilidade de Marca (Marca de Fabricante, Marca Própria e Marca Licenciada); O Brand Equity e suas dimensões; Modelo de Planejamento.

Canais de Venda e Logística em Marketing

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Os canais de distribuição; níveis de canal de distribuição; funções dos intermediários de marketing; vantagens em se trabalhar com intermediários; características do atacado; características do varejo; fundamentos de logística.

Comportamento do Consumidor

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Comportamento do Consumidor: Conceitos, Fundamentos e Perspectivas de Análise. Métodos de Análise do Consumidor. Análise do consumidor e Estratégias de Marketing. Segmentação do mercado. Compreendendo o Comportamento do Consumidor.

Comunicação com o Mercado

Carga horária: 32 horas

Conteúdo:
O profissional de Marketing frente ao planejamento publicitário. A agência de propaganda. Criatividade em propaganda e publicidade. Planejamento de campanhas publicitárias. Mercados. Estratégias de propaganda. Os tipo de mídias e suas características.

E-Commerce

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
A Internet e a nova economia. Uso do e-commerce dentro do Marketing. Cuidados e práticas de e-commerce. Tecnologias disponíveis. Portais e Parcerias. Como escolher Propaganda na Internet. Segurança de transações.

Fundamentos de Marketing

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Conceitos e definições. Histórico. Marketing Mix. O comportamento do consumidor. Tendências para o marketing na era do conhecimento.

Gestão da Força de Vendas

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Recrutamento, seleção e treinamento da força de vendas; quantidade de vendedores e distribuição dos mesmos; definição de metas e indicadores de desempenho em vendas; remuneração de equipes de vendas; mecanismos de venda interna, externa e telepresencial.

Gestão do Mix de Produtos

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Desenvolvimento de novos produtos; classificação de produtos, níveis de produtos, mix de produtos, qualidade de produto, embalagem e rotulagem, garantias, ciclo de vida do produto, matriz produto mercado, matriz BCG.

Gestão Financeira e Pricing

Carga horária: 32 horas

Conteúdo:
Custos para decisão de preços. Natureza e as categorias de custos que impactam as atividades de Marketing. Análise do ponto de equilíbrio e do trade-off entre custos fixos e variáveis. ABC costing, análise de riscos, custos de canais de distribuição. Formação do preço de venda. Pricing e ciclo de vida do produto.

Marketing de Serviços

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Conceito de serviços. Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecebilidade. Os 3Ps do marketing de serviços. Classificação dos serviços.

Marketing em Mídias Sociais

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Ferramentas para ações de marketing na WEB. Mídias sociais como ferramentas de marketing. Planejamento de mídias sociais. Comportamento do consumidor em mídias sociais. Monitoramento de mídias sociais. Retorno do investimento em Mídias Sociais. Otimização para mecanismos de pesquisa.

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
A pesquisa em ciências sociais. Elaboração e análise de projetos de pesquisa. Estruturação e apresentação de trabalhos científicos.

Plano de Marketing

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
O processo de planejamento de marketing. Estratégias de Marketing. Formas de organização de marketing. Avaliação do desempenho de marketing.

Seminários Avançados

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Alunos apresentam seus trabalhos de conclusão de curso através de banners e exposição oral dentro da instituição.

Sistemas de Informação em Marketing

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Conceitos que regem um sistema de informação. Sistema de informação no planejamento estratégico. Informação x conhecimento. Dados secundários e externos (públicos). Formas de organização destes dados. Dados internos (diferentes áreas da empresa). SIM como ferramenta no gerenciamento de produtos. Escolha de fornecedores. DBM, sua importância, uma visão integrada do SIM com DBM. Tecnologias disponíveis e como escolhê-las.

Trade Marketing, Promoção de Vendas e Merchandising

Carga horária: 20 horas

Conteúdo:
Promoções de Venda (tipos, características e objetivos). Merchandising no ponto de venda. Plano Promocional.

Corpo docente

Angela Maria Pelizer de Arruda
Doutor
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Galileu Limonta Maia
Mestre
Guilherme Bittencourt Teixeira
Mestre
Henrique Ceciliato de Carvalho
Mestre
Miriam Stolses Mazo
Doutor

Convidados

Alexandre Luiz Corneta
Arifrances Rosario Lopes
João Luiz Gilberto de Carvalho
João Paulo Balthazar
Marco Aurelio Kumura
Maria Fernanda Beneli Vicente
Mario Nei Pacagnan
Renato da Rocha Neto
Rodrigo de Andrade Lopes
Rodrigo Martins

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br