Marketing

Escola de Negócios • Curitiba

Alguns desafios contemporâneos lançados às organizações estão intimamente ligados ao surgimento de novos tipos de públicos com perfis e anseios fortemente segmentados e à multiplicidade de plataformas tecnológicas que permitem a adoção de diversas estratégias e ações de engajamento do público e fortalecimento da marca. O profissional de Marketing atual deve ter sensibilidade para identificar as várias oportunidades de interação com seus públicos e mercados; e estar qualificado para modernizar suas estratégias de forma a trazer mais visibilidade e sustentabilidade para sua marca.
O curso de Pós-Graduação em Marketing proporciona aos seus participantes o desenvolvimento de uma visão sistêmica do processo de planejamento, implementação e controle das atividades mercadológicas. Para isso, utiliza várias perspectivas modernas de marketing integrado, socialmente responsável e de relacionamento.

As estratégias didáticas previstas para o curso privilegiam a experimentação prática de técnicas associada a uma sólida base conceitual, escolha que valoriza tanto a experiência dos alunos, quanto o oferecimento de um conteúdo de alto nível. Além das disciplinas do curso, a Escola de Negócios oferece aos seus alunos um conjunto de atividades complementares que tem por objetivo ampliar as experiências teóricas e práticas a serem adquiridas no curso, como torneio de gestão empresarial da Escola de Negócios (com premiação para os vencedores), vivência empresarial junto a natureza, palestras com profissionais de notoriedade nacional e a possibilidade de viver uma experiência internacional (as atividades de intercâmbio não estão inclusas nos valores propostos como investimento do curso).

Os cursos de Especialização oferecidos pela Escola de Negócios PUCPR respeitam uma mesma estrutura com quatro grandes Núcleos, alinhados aos modernos conceitos e ferramentas de gestão:
– Núcleo de Formação Específica (NFE)
Voltado para o desenvolvimento de competências na área escolhida pelo discente.
– Núcleo de Formação Institucional (NFI)
Aborda as competências relacionadas à ética, ciência e pesquisa (trabalho de conclusão de curso).
– Núcleo de Formação Geral Negócios (NFGN)
Busca desenvolver competências transversais as áreas de Negócios. As aulas serão em conjunto com outras turmas, permitindo ao profissional o compartilhamento de ideias e a ampliação da sua rede de relacionamentos. Divididas em disciplinas obrigatórias e duas eletivas (o aluno poderá escolher disciplinas que melhor atendam às suas expectativas profissionais, dentre as oferecidas na Escola de Negócios, independentemente do curso de especialização).
– Núcleo de Formação Geral (NFG)
Oferece as competências e ferramentas essenciais aos profissionais da área escolhida. As aulas serão em conjunto com os demais cursos do Núcleo escolhido.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Profissionais interessados em desenvolver e aprimorar as competências e habilidades necessárias ao desempenho de atividades de marketing nas mais diversas organizações.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo para pos.escoladenegocios@pucpr.br, identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

18/09/2017

Término das aulas

12/05/2019

Entrega do trabalho final

17/09/2019

Horários da aulas

Segunda-feira: 19h00 às 23h00.
Terça-feira: 19h00 às 23h00.

Periodicidade

Semanal

Coordenador

Nome: Paulo Cesar Porto Martins
Ver currículo

MINICURRÍCULO

Paulo Cesar Porto Martins

Psicólogo, Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Negócios da PUCPR, assim como Coordenador do Laboratório de Empreendedorismo, Gestor da Startup Here 4us (www.here4us.com), Fundador do Grupo Startup Paraná (www.startupparana.com.br), além de colaborador de eventos, como Startup Launch, Startup Weekend, Startup Foods, Startup Pirates, e Avaliador do Desafio Senai (de Inovação, em 2013, e Startups, em 2014).

Telefone: (41) 3271-2131/2093
Horário de Atendimento: Das 9h às 21h (de segunda à sexta-feira)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 25x R$ 599,00 R$80,00 450 60
Desconto de 50% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 02/07/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Comportamento Gerencial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Níveis do comportamento organizacional: pessoas, grupos e sistemas organizacionais; Gestão da diversidade e diferenças individuais; Desenvolvimento interpessoal; Poder, política e conflito nas organizações; Liderança estratégica; Introdução ao processo decisório; Comprometimento e satisfação no trabalho; Estresse e qualidade de vida no trabalho.

Estratégia Empresarial

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Origem da estratégia. Mudança e impacto nas empresas e necessidade respostas às influências. 5ps do Mintzberg. Níveis da Estratégia. Ferramentas de análise estratégica. Análise de Recursos. Capacidades e Competências. Análise da Cadeia de Valor. Responsabilidade social em organizações e no ambiente social.

Laboratório de TCC

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Objetivos e formatos dos trabalhos de conclusão de curso: case, projeto de intervenção e artigo. Delineamento de problemas de pesquisa e diagnóstico de problemas gerenciais. Fontes acadêmicas para construção de referencial teórico. Princípios de metodologia: tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas de coleta e análise de dados.

Comportamento do Consumidor

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Comportamento do Consumidor: Conceitos, Fundamentos e Perspectivas de Análise; Compreendendo o Comportamento do Consumidor; Processo de Compra: Reconhecimento do Problema, Busca de Informação, Avaliação de Alternativas, Compra, Consumo, Safisfação e lealdade do consumidor. Fatores influenciadores e determinantes: características individuais e ambientais.

Gestão da Inovação em Produtos e Serviços

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Contrastar diferenças entre produtos e serviços em termos de: tipologia, atributos, custos, benefícios e valor; Composto e linha de produtos/serviços; Ciclo de vida; Desenvolvimento de novos produtos/serviços; Estratégias de inovação em produtos e serviços.

Gestão de Custos e Formação de Preços

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Análise dos componentes econômicos, financeiros e mercadológicos dos preços de bens e serviços. Estabelecimento da política e determinação de preços: determinação da demanda; estimativa de custos; análise de custos, preço e oferta dos concorrentes; Seleção de métodos de determinação de preços; Seleção do preço final.

Planejamento Estratégico de Marketing

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Gestão estratégica orientada para o mercado; Processo de planejamento de marketing; Análise de portfólio; Análise setorial: concorrentes, clientes e outros stakeholders; Determinação de objetivos e estratégias de marketing; Segmentação de Mercado; Posicionamento competitivo; Plano de marketing; Decisões sobre o mix de marketing; Auditoria e Métricas de Marketing.

Fundamentos de Marketing

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos e evolução do Marketing. Composto de Marketing, industrial e de serviços. Orientação para o Mercado. Segmentação de mercado, posicionamento e tendências.

Canais de Distribuição e Logística

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
A estratégia de distribuição no ambiente altamente competitivo a distribuição como agregador de valor ao público-alvo; os membros do canal de distribuição; operadores logísticos e broker no canal de distribuição; as variáveis incontroláveis que o canal de distribuição está sujeito; conflitos versus competição; as causas dos conflitos no canal de distribuição; dificuldades nos canais de distribuição internacionais; avaliação dos membros e facilitadores no canal de distribuição.

Marketing de Conteúdo em Mídias Sociais

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Aplicar o potencial do conteúdo estratégico nas mídias sociais e no ambiente de marketing, bem como ampliar a capacidade de gestão de anúncios publicitários nestas mídias. Habilitar o aluno a utilizar conteúdos disruptivos e que gerem engajamento nas tecnologias sociais com estratégias e táticas criativas de marketing e comunicação.

Visual Merchandising

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Técnicas visuais de disposição de produtos e marcas em ambientes físicos (lojas físicas) e virtuais (lojas on-line) conjuntamente com a colocação de produtos em consumidores referência para promoção de marcas e comportamento de consumo. Visual Merchandising, Design de Vitrine, Teoria de Cores e Formas (Gestalt), Fluxo de Loja On-line e Off-line, Product Placement, Publicidade, Comunicação Visual e Comportamento do Consumidor.

Design Thinking

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conhecer as bases do design mind-set e as competências do design como inerentes ao processo de inovação. Explorar as novas fronteiras entre a atividade de design e gestão, bem como sua abordagem interdisciplinar e criativa de entendimento e geração de soluções a situações problema. A disciplina busca mostrar que o entendimento dessas situações pode levar ao desenvolvimento de sistemas de produtos, serviços e novos negócios, centrados na humanidade. Conhecer as macro fases básicas do processo de design - Conhecer, Idear, Desenvolver e Entregar - através de uma abordagem teórica e prática. Familiarizar-se com as bases para o entendimento do Design Thinking como abordagem administrativa e sua adoção como cultura organizacional.

Pesquisa de Mercado

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Processo estratégico de planejamento e execução de pesquisas de mercado; métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa de marketing: técnicas de elaboração de questionário, amostra, coleta e análise de dados.

Comunicação Integrada

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
O valor da percepção. Processamento de informações pelo ser humano. Ferramentas de comunicação: relações públicas, publicidade e propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, Planejamento de comunicação de marketing. Marketing Tradicional versus marketing virtual.

Eletiva I

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Eletiva II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Branding (Gestão de Marcas)

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A evolução do uso de marcas; Identidade e Imagem percebida; O conceito de valor aplicado a marca; Arquitetura de marcas; Extensão de marca.

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Corpo docente

Aguilar Selhorst Junior
Mestre
Allan Esron Pereira Inacio
Mestre
Carlos Augusto Candeo Fontanini
Doutor
Celia Regina Dias Von Linsingen
Especialista
Corpo Docente da PUCPR
Especialista
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Cristiano de Oliveira Maciel
Doutor
Fabio Henrique Feltrin
Mestre
Glauco Vinicius de Franca Furstenberger
Mestre
Luci Michelon Lohmann
Mestre
Marciano de Almeida Cunha
Doutor
Miriam Stolses Mazo
Doutor
Rony Ahlfeldt
Doutor

Convidados

André Ricardo da Nova Telles
Cristina Maria de Aguiar Pastore
Fabiana Thiele Escudero
Juliana Bach
Rodrigo Mazuchowski

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br