Produção e Gestão Editorial Multiplataforma

Escola de Comunicação e Artes • Curitiba

O curso de Produção e Gestão Editorial Multiplataforma busca formar editores que dominem o processo de construção de livros, da escolha do texto até a entrega para o consumidor final. Serão trabalhados com os mais diversos suportes, do papel ao digital. Os estudantes conhecerão todas as etapas que compõem a indústria do livro, desde a preparação dos originais, projeto gráfico, tradução, adaptação para os meios virtuais, distribuição, dentre outras. Além de um corpo acadêmico de pesquisadores que atuam também no mercado editorial, este curso trará profissionais atuantes no mercado nacional e internacional, de forma que os alunos conheçam a realidade das grandes empresas do setor e também aprimorem suas redes de contatos. Como parte do projeto do curso, os estudantes publicarão um livro digital que será desenvolvido durante a pós-graduação, criando uma experiência editorial que colocará em prática os conhecimentos adquiridos.

PROCESSO DE ADMISSÃO

  • PASSO 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição
  • PASSO 2 - Pagamento da Inscrição (R$ 80,00)
  • PASSO 3 - Seleção pelo Coordenador (conforme critério de classificação)
  • PASSO 4 - Pagamento da Matrícula

Público-alvo

Formados em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Artes e áreas correlatas. Profissionais que atuam ou buscam atuar no mercado editorial. Interessados no processo de produção de livros.

Critérios de Classificação

Após a inscrição, enviar currículo parao e-mail especializacao.eca@pucpr.br identificando o nome do curso no assunto do e-mail.

outras informações

Cronograma

Início das aulas:

11/09/2017

Término das aulas

30/07/2019

Entrega do trabalho final

01/06/2019

Horários da aulas

Sexta-feira: 19h00 às 23h00
Sábado: 08h00 às 18h00

Periodicidade

Quinzenal

Coordenador

Nome: Otto Leopoldo Winck
Telefone: (41) 3271-6397
Horário de Atendimento: Das 14h às 20h (de segunda à sexta-feira) e das 08h às 12h (aos sábados)

Investimento

Investimento Taxa de inscrição Hora-aula* Vagas Inscrição
Valor: 22x R$ 575,00 R$80,00 450 60
Desconto de 30% na matrícula aos candidatos que se inscreverem até o dia 31/08/2017 (somente cursos presenciais e semipresenciais).
* Hora-aula equivale a 48 minutos.

Disciplinas

Ética

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Coolhunting

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Reconhecimento de tendências e padrões na sociedade e nos negócios, análise do setor de coolhunting e fator cool para inovar no mercado consumidor.

Cultura Digital

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A digitalização dos meios de comunicação. Comunicação digital. As características da internet. Cibercultura e comunicação mediada por computador. Cultura colaborativa, autoria e democratização da informação. Conceitos básicos de multimídia e hipermídia. Comunicação tradicional x comunicação online. Tendências das culturas digitais

Planejamento Estratégico

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Estratégia Empresarial; Estratégia como Plano; Processo de Planejamento Estratégico; Análise de Ambiente Interno e Externo; Missão; Visão; Valores; Objetivos Estratégicos; Implementação Estratégica; Controle Estratégico; Balanced Score Card; Business Model - Canvas

Gerenciamento de Projetos Multiplataformas

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos de Gestão de Projetos; Desenvolvimento de Propostas de Projetos; Planejamento, Execução e Controle de Projeto; Pessoas: a chave para o sucesso do projeto; Estudo de Caso.

Pesquisa em Comunicação e Artes

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico. Identificar os métodos, princípios e técnicas utilizadas na elaboração de um trabalho científico em comunicação e artes.

Comportamento do Consumidor

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conceitos, fundamentos e perspectivas. Análise do consumidor e estratégias de marketing. Compreendendo o comportamento do consumidor. Envolvimento: conceito e mensuração. O processo de compra: reconhecimento do problema. Busca de informação. Avaliação de alternativas. Variáveis situacionais. Satisfação. Fidelidade do consumidor. O ambiente do consumidor: o processo de influência nas decisões de compra na família. O ciclo de vida da família. Influência pessoal. A cultura. A classe social. Estilo de vida.

Eletiva I

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Eletiva II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:

Teoria e Crítica Literária

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Cultura e jornalismo cultural. A teoria literária no século XX e XXI. Imprensa e crítica literária. A crise da imprensa escrita e seus reflexos na crítica literária. Novas plataformas da crítica de literatura.

Projeto Gráfico

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Apresentação dos fundamentos de projeto gráfico editorial por meio da exposição das etapas de projeto, ferramentas de suporte e gerenciamento e princípios de design gráfico, fornecendo bases para a compreensão do gerenciamento e organização de elementos do texto e imagens na área editorial em mídia impressa e digital.

Oficina de E-Book

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
O curso aborda os recentes recursos do InDesign Creative Cloud para produção de livros digitais nos formatos ePUB2, ePUB3 e Layout Fixo. Conheça um novo fluxo de produção para eBooks, especialmente desenvolvido para designers gráficos ¿ mesmo sem conhecimento em HTML!

Oficina de Áudio-Book

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Promover a discussão sobre os processos de gravação e registro sonoro e trazer ao aluno os conceitos de produção sonora em ambiente digital. Contextualizar a importância do material sonoro nas diversas produções de mídias e/ou suportes digitais, visando Instrumentalizar o aluno no conhecimento básico sobre tecnologias de produção sonora e habilita-lo a manipulação básica de material sonoro gravado em ambiente digital e sua utilização em produções de material editorial

Mercado Editorial e Distribuição

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
O Mercado Editorial é composto por diversos segmentos de negócios, como livrarias, editoras, distribuidoras, agências, empresas prestadoras de serviço editorial e segmentadas em comunicação e conteúdo. Mas como funcionam estes tipos de negócio? Que pré-requisitos estes gestores e profissionais precisam ter? Quais são as principais demandas? E as empresas, como devem se posicionar no mercado? Saiba como funciona a gerência e a produção de pequenos e médios negócios na área editorial. A indústria e o mercado do livro. O negócio editorial. Os principais agentes econômicos do mercado do livro no Brasil e no exterior. A relação da produção literária e editorial brasileira com o mercado internacional. A relação da produção literária e editorial com a indústria áudio-visual

Preparação de Originais e Revisão

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Treinamento e orientação técnica para preparação de originais. Instrução e aplicação dos critérios de inteligibilidade: coesão, coerência, clareza e adequação lingüística.

Preparação de Originais e Revisão

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Treinamento e orientação técnica para preparação de originais. Instrução e aplicação dos critérios de inteligibilidade: coesão, coerência, clareza e adequação lingüística.

História do Livro

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
História e tendências da produção dos registros do conhecimento e da biblioteca. Práticas sociais de leitura. Editoração. Política editorial e legislação.

Direito Autoral e Propriedade Intelectual

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Direitos autorais, marcas, patentes, cauda longa e modelos de negócio na Internet, software e software livre, Licenças públicas gerais e Creative Commons, sociologia da propriedade intelectual, concorrência desleal, nomes de domínio, indicação geográfica e conhecimentos tradicionais, tratado de radiodifusão, Broadcast flag, DRM, TV digital, sistema internacional propriedade intelectual.

Bibliotecas Digitais

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Conceituação de bibliotecas digitais. Estudos sobre o desenvolvimento do projeto de implantação de bibliotecas digitais. Análise de software para a implantação de bibliotecas digitais. Estudos e avaliação de bibliotecas digitais

Projeto Editorial

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Este módulo será o trabalho prático de conclusão de curso da turma. Eles decidirão em conjunto qual será o livro que publicarão. Escolherão um texto, farão todo o trabalho editorial até a saída do produto da gráfica e a inserção do texto digital no formato virtual. O professor será um orientador e tutor do processo.

Corpo docente

Corpo Docente da PUCPR
Especialista
Corpo Docente de Filosofia da PUCPR
Doutor
Eduardo Oliveira Agustinho
Doutor
Karlan Muller Muniz
Doutor
Luciano Koenig de Castro
Mestre
Marco Aurelio Farias Alves Sanfelice
Especialista
Miriam Silva Da Fontoura
Mestre
Miriam Stolses Mazo
Doutor
Otto Leopoldo Winck
Doutor
Rosane de Mello Santo Nicola
Mestre
Suyanne Tolentino De Souza
Doutor

Convidados

Andréa Greca Krueger
Felipe Alexandre dos Santos
Galeno de Amorim Júnior
Jiro Takahashi
Luiz Alberto Andrioli Da Silva
Maria Luciana Coimbra Villas Boas

Documentos

A entrega da documentação deverá ser realizada após o recebimento do e-mail de confirmação do curso pela PUCPR na Secretaria de Educação Continuada, localizada no 1º andar – Bloco Amarelo, para os alunos do Câmpus Curitiba. Nos demais Câmpus, a entrega da documentação deverá ser encaminhada ao SIGA – Atendimento ao Aluno, de cada unidade. Nas demais Cidades, o coordenador do curso irá receber a documentação a partir do 1º dia de aula

 

Lista de documentos obrigatórios para matrícula

  • Fotocópia simples do RG;
  • Fotocópia autenticada em frente e verso do diploma de graduação ou documento original de declaração de conclusão do curso (a declaração NÃO substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente);
  • 1 (uma) via assinada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais  (Disponível no portal do aluno MINHAPUCPR).
  • Carteirinha estudantil – a foto será feita na Secretaria de Educação no momento da entrega da documentação acima. OBS: A carteirinha estudantil será emitida somente para as turmas confirmadas.

Jaraguá do Sul – SC – Secretaria Rua dos Imigrantes, 500 – Rau Telefone: (47) 3275.8219.

E-mail pos@católicasc.org.br

Joinville – SC – Secretaria Rua Visconde de Taunay, 247 – Centro Telefone: (47) 3145.9700.

E-mail pos.joi@católicasc.org.br

Londrina – PR Av. Jockey Club, 485 – Vila Hípica Telefone: (43) 3372.6000.

E-mail pos.londrina@pucpr.br

Maringá – PR – SIGA Avenida Duque de Caxias, 1020 – Zona 7 Telefone: (44) 3025.8709.

E-mail pos.maringa@pucpr.br

Toledo – PR – SIGA Avenida da União, 500 – Jardim Coopagro Telefone: (45) 3277.8600.

E-mail pos.toledo@pucpr.br