Notícias

Espaço destinado à troca de experiências e conhecimentos. Veja abaixo algumas das notícias sobre a Pós-Graduação.

Como escolher a Pós-Graduação certa

Publicado em: 31/05/2016

Saber o que fazer na hora de escolher um curso de pós-graduação e aprender a ficar atento a sinais que indicam que o caminho escolhido não foi o ideal é fundamental para não perder o rumo na carreira

Tão importante quanto a escolha do curso de graduação é a definição sobre qual pós realizar. Afinal, uma decisão equivocada nesta etapa da formação profissional pode interferir negativamente na qualidade e coerência do currículo e na carreira de um profissional.

Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos, afirma que para acertar na escolha o futuro aluno de pós-graduação deve refletir primeiramente sobre seu objetivo de carreira, onde pretende chegar e o que lhe falta para alcançar a sua meta. “Com essa análise amadurecida, o próximo passo é estudar as ofertas de cursos e as disciplinas e conhecimentos que serão ofertados, entendendo se os mesmos serão realmente complementares em relação aos gaps e objetivos identificados”, destaca Daniella. Ela aconselha ainda que os profissionais interessados em cursar uma pós-graduação conversem com pessoas que possam dar referências sobre o curso e os professores, para evitar surpresas desnecessárias ao longo do caminho.

Como identificar se a escolha foi certa ou não

Se você já está cursando uma pós-graduação, mas ainda não tem certeza se é o curso certo para você, Daniela aponta os sinais de alerta. “Você pode identificar que foi uma escolha errada a partir do momento em que tem a nítida percepção de que não está adquirindo conhecimentos que gerem benefícios em sua vida profissional e que o curso não esteja agregando nada, nem crescimento nem motivação para buscar novos desafios. Outra percepção comum é o total desalinhamento entre o objetivo profissional e o que a pós escolhida está oferecendo”, explica.

Para a coordenadora do PUC Talentos, um exemplo de que o curso de especialização escolhido foi equivocado é quando a pessoa usa a pós para redirecionar a sua carreira, mas faz isso a partir de análises superficiais, sem entender o seu próprio perfil e as exigências do mercado. “Como consequência, o profissional se arrepende da escolha realizada, pois não vê de que forma ela se concretizará após o término do curso”, afirma.

Já um exemplo da escolha acertada é a pessoa que busca uma pós-graduação que lhe ofereça os conhecimentos que podem ser aplicados em seu dia a dia de trabalho. “Facilmente seus colegas e líderes perceberão a mudança e o desenvolvimento obtido, o que acarreta em uma promoção, incremento de autonomia, responsabilidade e outros benefícios relacionados”, conclui.

Leve isso em consideração e acerte na sua escolha.