Notícias

Espaço destinado à troca de experiências e conhecimentos. Veja abaixo algumas das notícias sobre a Pós-Graduação.

Repensando a carreira

Publicado em: 31/05/2016

Saiba o que levar em consideração para decidir se deve realizar uma mudança em sua carreira e qual a melhor forma de analisar e fazer esse redirecionamento

Não são poucos os profissionais que em determinado momento da carreira pensam em mudar de rumo e procurar caminhos diferentes dos traçados até aquele momento. Quando isso acontece é normal que diversas dúvidas surjam. Por exemplo: como saber se a carreira realmente precisa de uma mudança de rumo? Se sim, qual é a melhor maneira de conduzir essa mudança?

Quem responde esses questionamentos é Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos.

De acordo com Daniella, os sinais que mostram a necessidade de mudança de carreira são:

  • Falta de motivação no trabalho;
  • Baixo interesse em adquirir novos conhecimentos na área que atua;
  • Estresse e ansiedade;
  • Procrastinação;
  • Inexistência de promoção ou reconhecimento;
  • Poucas perspectivas de crescimento;
  • Incompatibilidade do salário atual com a média do mercado para a mesma posição.

O conselho dela para quem ainda não sabe se o melhor é repensar os rumos é simples: “Em geral, o profissional que não consegue bons resultados profissionais deve realizar uma mudança em sua carreira”.

Como iniciar o processo de mudança

Os cursos de especialização geralmente são a primeira alternativa que profissionais que desejam mudar os rumos da carreira encontram. Porém, para a coordenadora do PUC Talentos nem sempre essa atitude é indicada. “Deve-se analisar o contexto e as variáveis individuais envolvidas. Só assim a decisão refletirá em resultados benéficos. Planejamento de carreira em prol de um redirecionamento é a melhor forma de mudar de área ou atividade profissional”, ressalta.

Então, quando for analisar se vale mesmo a pena mudar os rumos de sua carreira, leve em consideração não só a sua insatisfação, mas também o mercado de trabalho, os resultados que você já alcançou e as metas que pretende atingir. Muitas vezes, a aquisição de mais conhecimento em sua área é o que falta para sua carreira deslanchar e você conseguir alcançar os resultados que deseja.

Compartilhar