Notícias

Espaço destinado à troca de experiências e conhecimentos. Veja abaixo algumas das notícias sobre a Pós-Graduação.

Você é um especialista plural?

Publicado em: 31/05/2016

Desenvolver habilidades diversificadas e estar aberto a novas experiências é fundamental para quem quer se destacar profissionalmente.

Um especialista é alguém que entende muito de determinado assunto, que é um perito nesse tema. Quando se trata de carreira, um especialista é alguém que focou seu preparo profissional para atuar em um segmento específico. Por exemplo: um médico especialista em coração. Ou então um publicitário, que é especialista em Marketing Digital.

Para se tornar um especialista, você pode fazer uma graduação e, depois, escolher uma área específica de sua profissão e cursar uma pós-graduação nela.

Agora, será que é possível se especializar em uma área específica e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades diversificadas? A resposta é: sim, não só é possível, como fundamental.

É dessa ideia que surge a expressão “especialista plural”. Nós explicamos:

Especialista plural é um profissional dotado de múltiplas competências, com maior mobilidade no ambiente de trabalho e maior preparo para as adversidades e atualizações existentes no mundo corporativo.

“O cenário corporativo é dinâmico, turbulento, instável e extremamente competitivo. As pessoas precisam entender que o perfil inflexível não se adapta a esse novo ambiente. Então, a melhor maneira de estar sempre pronto para as oportunidades apresentadas é desenvolver habilidades diversificadas”, ressalta Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos.

Ou seja, nunca foi tão importante ser um especialista plural. Atualmente, não basta entender muito de uma área, é preciso estar por dentro das áreas relacionadas a ela, que podem fazer seu trabalho ser ainda melhor.

Como ser um especialista plural

Segundo Daniella, para ser um especialista plural é preciso, primeiro, saber quais habilidades devem ser desenvolvidas além de sua especialidade. Para isso, ela aconselha que você se mantenha atualizado, acompanhando materiais nacionais e internacionais na sua área de atuação. “Fique sempre atento ao que acontece em seu segmento e você perceberá com clareza quais as tendências e como deve se preparar para adquirir as habilidades necessárias para o sucesso em sua área”, orienta.

Ela explica ainda que para se preparar para ser um especialista com múltiplas competências é necessário ter vontade de experimentar o novo. “Esteja aberto para novas experiências de vida, tanto pessoais quanto profissionais, aprendendo novos idiomas, buscando continuamente novos conhecimentos, observando e coletando dados do mundo ao seu redor, estabelecendo

relacionamentos interpessoais gratificantes e aprimorando as suas competências comportamentais”, recomenda.

A coordenadora do PUC Talento destaca que não há um limite para essa diversificação. É preciso apenas que você entenda o que está fazendo e aonde pretende chegar.

Agora, já pode responder a pergunta: Você é um especialista plural?

Entenda e se informe sobre o que acontece em seu segmento e saiba o que você precisa fazer para ser um profissional inovador e preparado para as mudanças.

Compartilhar